quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Natércia Gaspar alerta para a importância da denúncia pública da violência doméstica

A Diretora Regional da Solidariedade Social alertou hoje a sociedade para a importância da denúncia pública da violência doméstica, frisando que “nada justifica os maus-tratos”, que são considerados “crime perante a lei portuguesa”.

Natércia Gaspar apresentou hoje uma comunicação sobre “O impacto da Violência Doméstica na Criança: Estretágias de Intervenção", no âmbito do seminário “O Presente das Crianças…o Futuro da Sociedade”, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Na intervenção, a Diretora Regional realçou, por exemplo, o "impacto profundo" que a exposição à violência conjugal tem nas vidas das crianças e nas suas “expetativas para o futuro”.

Natércia Gaspar defendeu ser “necessário” que as crianças expostas a situações de violência “sejam vistas como vítimas, com necessidades próprias e particulares, que requerem uma intervenção específica e especializada”.

A Diretora Regional considerou igualmente necessário sensibilizar e promover o combate à violência conjugal numa conjugação de esforços que envolva toda a comunidade.

Natércia Gaspar lembrou que, nos Açores, “a questão da violência doméstica é igualmente considerada um problema prioritário”, salientando a criação do I Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, que esteve em vigência entre 2010 e 2012.

“Uma das preocupações deste plano incidiu sobre as crianças e jovens que vivenciam estes contextos de violência, dos quais são igualmente vítimas”, concluiu.



GaCS

Sem comentários: