terça-feira, 5 de novembro de 2013

Obras do Centro de Saúde de Ponta Delgada arrancam em 2014, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, na Horta, que as obras do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada arrancam em 2014, um empreendimento que trará grandes benefícios para os utentes e se integra “nas áreas primordiais de investimento que são os cuidados de saúde primários”.

Luís Cabral, que falava aos jornalistas depois de ter sido ouvido pela Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento, frisou que os investimentos na área da saúde, no próximo ano, apontam para “um reforço nos cuidados de saúde primários, tirando partido das novas infraestruturas e das remodelações funcionais nas diferentes unidades de saúde”.
“Os novos centros de saúde vão permitir que os médicos de medicina geral e familiar desenvolvam com melhores condições as políticas de proximidade, do mesmo modo que as remodelações funcionais vão possibilitar um melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos”, frisou
No campo das remodelações funcionais, o Plano para 2014 prevê um elevado nível de investimentos em infraestruturas informáticas e de comunicação, que são estruturantes para o Serviço Regional de Saúde.
Nesse sentido, está prevista uma verba de 1,8 milhões de euros para a criação de um sistema informático destinado à centralização de análises e exames, para a criação de uma rede de telemetria para permitir aos centros de saúde transmitirem dados em tempo real para os hospitais e para a remodelação e atualização dos sistemas informáticos de algumas unidades de saúde.
O plano de investimentos na área da saúde para 2014 dá ainda uma atenção muito especial à rede de cuidados paliativos e à rede de cuidados continuados.
No total, para estas duas redes estão previstos 800 mil euros, sendo 100 mil para o arranque dos cuidados paliativos, “tal como prometido”.
Para a área das dependências está prevista uma verba na ordem dos 900 mil euros para dar continuidade aos protocolos e ações em curso e para a implementação de novas ações que estão em estruturação.
No âmbito da Proteção Civil, os investimentos mais significativo no próximo ano são a rede de radiocomunicações, a aquisição de ambulâncias, de uma viatura SIV e de viaturas ligeiras de combate a incêndios.


GaCS

Sem comentários: