sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Obras no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo para alargar funcionamento até às 20h00, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde reuniu hoje com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira para definir as obras necessárias para que o Centro de Saúde de Angra do Heroísmo possa funcionar até às 20h00, com melhores condições para os profissionais e para os utentes.

“Está prevista no Plano de Investimento para 2014 uma verba de 300 mil euros destinada a criar condições funcionais para que o Centro de Saúde possa implementar o novo horário definido no Plano de Ação para a Reestruturação da Saúde”, afirmou Luís Cabral.

As obras em causa visam uma reorganização de espaços, permitindo melhores condições de funcionamento com a implementação do novo horário e a pensar também em ajustamentos que permitam receber os médicos de Medicina Geral e Familiar que estão a fazer o internato médico na Unidade de Saúde da Ilha Terceira e que, dentro de três a quatro anos, entrarão ao serviço em Angra do Heroísmo e na Praia da Vitória.

Nesta reunião, segundo Luís Cabral, foi também possível constatar que, com a entrada ao serviço destes internos, deixará de haver pessoas sem médico de família nos dois concelhos da ilha Terceira.

O Secretário Regional da Saúde anunciou também que os relatórios dos eletrocardiogramas vão passar a ser feitos automaticamente por um sistema informático próprio, que ficará centralizado na Saudaçor, permitindo que todos os centros de saúde possam aceder.

“Já foi discutida com cardiologistas a possibilidade de, sendo os exames feitos por técnicos de cardiopneumologia, que podem garantir a qualidade da respetiva execução, os relatórios automáticos serem considerados válidos na distinção do que são situações patológicas e não patológicas”, afirmou.

Os dados disponíveis indicam que cerca de 70 por cento dos exames são normais, não necessitando de nenhum seguimento, pelo que apenas os cerca de 30 por cento que apresentam alguma dúvida ou anomalia serão encaminhados para um cardiologista para avaliação.

A Unidade de Saúde da Ilha Terceira fez já um contrato com um cardiologista para observar os exames que apresentam dúvidas, resolvendo assim a situação que tinha sido levantada.

Com o contributo dado pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira vai ser possível utilizar esta solução em todas as unidades de saúde da Região, com vantagens para os centros de saúde e para utentes, uma vez que permite uma resposta mais rápida.

Anexos:
2013.11.15-SRES-CSAngra.mp3

GaCS

Sem comentários: