quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rede de Centros de Processamento de Resíduos dos Açores concluída em 2014, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje que a conclusão da obra do Centro de Processamento de Resíduos da Ilha de Santa Maria finaliza, em 2014, a construção de todas estas infraestruturas previstas no Sistema de Gestão de Resíduos da Região, num investimento público de cerca de 200 milhões de euros.

“Com esta obra, no valor de cerca de 3, 7 milhões de euros, fica concluída, no primeiro semestre do próximo ano, a rede de centros de processamento de resíduos dos Açores”, disse Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao local, acrescentando que o Centro de Processamento de Santa Maria terá capacidade para processar e dar o destino adequado à totalidade dos resíduos produzidos nesta ilha.

O Secretário Regional sublinhou que, estando o arquipélago dotado “destas infraestruturas tão importantes“ para “acautelar questões ambientais” e “criar melhores condições de vida" aos residentes e aos visitantes, será possível iniciar o processo de selagem dos aterros existentes.

Atualmente, existem nos Açores 10 aterros/locais de deposição para resíduos, dos quais seis serão selados e requalificados até ao final de 2015.

Na Região, encontram-se já em operação os Centros de Processamento de Resíduos das ilhas das Flores, Graciosa e Corvo, este último ainda a receber, por enquanto, resíduos recicláveis.

As obras dos centros de processamento das ilhas do Pico e São Jorge estão concluídas, encontrando–se em curso as obras dos centros do Faial e de Santa Maria.

Tendo por base os dados declarados em 2012 no Sistema Regional de Informação de Resíduos dos Açores, 86 por cento, ou seja, mais de 137 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) têm como destino final a eliminação.

A hierarquia das operações de gestão de resíduos constitui o princípio geral da política de prevenção e gestão de resíduos e a estratégia em implementação nos Açores obedece a este princípio, sendo a eliminação (aterro) a última opção.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais, com a visita que hoje realizou, quis também assinalar a Semana Europeia dos Resíduos, a que os Açores se associaram com a realização de cerca de seis dezenas de ações em todas as ilhas, organizadas voluntariamente por diversas entidades públicas e privadas.

Anexos:
2013.11.20-SRRN-CentroProcessamentoResíduosSantaMaria.MP3
GaCS

Sem comentários: