quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Redução das listas de espera cirúrgicas passa pela contratação de mais médicos, defende Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou, na Horta, que os programas de redução de listas de espera cirúrgicas “não têm dado os resultados esperados” e, por isso, anunciou que o Governo dos Açores "vai optar por outra solução, que passa pela contratação de novos médicos”.

Luís Cabral, que falava aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais sobre o Plano e Orçamento para 2014, salientou que o facto de não estar prevista uma verba específica no Plano para a redução de listas de espera resulta de uma opção do Governo, porque os programas pontuais que têm sido implementados “não têm servido os interesses dos utentes e não têm conseguido que o problema seja resolvido”.

“Nós queremos garantir um funcionamento regular, de modo a que não haja necessidade de existirem listas de espera”, afirmou Luís Cabral, acrescentando que “isso só se conseguirá através da contratação de mais médicos para os hospitais da Região”.

Para o Secretário Regional da Saúde, “só com mais profissionais será possível aumentar a capacidade de resposta dos hospitais e conseguir, deste modo, a redução gradual das listas de espera e que os utentes sejam operados no seu tempo devido”.

“Será, pois, mais útil que essa verba seja utilizada para o financiamento de incentivos à fixação de profissionais de saúde”, defendeu Luis Cabral.

Anexos:
2013.11.06-SRS-ReduçãoListasEspera.mp3

GaCS

Sem comentários: