quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Centros de Ciência dos Açores visitados por mais de 54 mil pessoas

Os Centros de Ciência dos Açores foram visitados em 2013 por mais de 54 mil pessoas, de acordo com dados da Direção de Serviços de Ciência, na dependência da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura.

A Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA), estrutura que agrega espaços de divulgação científica nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, registou de 2012 para 2013 um aumento de mais de 30% do número de visitas, segundo a mesma fonte.

Este incremento ficar-se-á  a dever ao desenvolvimento, quer quantitativo quer de diversificação, das ações de promoção e valorização da educação para a ciência implementadas pelos Observatórios do Ambiente,  Astronómico de Santana,  do Mar,  Microbiano dos Açores, Vulcanológico e Geotérmico e Expolab.

As iniciativas promovidas incluíram a exibição de exposições, a organização de palestras temáticas e workshops, a realização de ateliers de ciência em escolas e outras instituições, saídas de campo, feiras de ciência e campanhas de divulgação científica, entre muitas outras.

Os centros de ciência foram, ainda, palco de comemorações de inúmeras efemérides, nomeadamente o Dia Nacional da Energia, o Dia Mundial do Ambiente, o Dia Mundial da Floresta e da Árvore; o Dia Nacional da Conservação da Natureza, o Dia Mundial do Animal, o Dia Mundial do Turismo, o Dia Mundial da Alimentação, o Dia Nacional da Cultura Científica e o Dia Mundial da Luta contra a Sida

Em 2014, adianta a Direção de Serviços de Ciência, o objetivo é manter a tendência ascendente no número de visitantes, estando inclusivamente previstas algumas iniciativas de comunicação de caráter abrangente, tendo em vista a captação de novos públicos.




GaCS

Sem comentários: