sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Direção Regional da Juventude promove “Voluntariado Jovem” nas Escolas

A Direção Regional da Juventude está a promover o programa “ Voluntariado Jovem” nas escolas da região numa iniciativa que já atingiu cerca de um milhar de jovens.

A iniciativa pretende, através do contato direto com o público-alvo, apresentar o programa recorrendo a testemunhos diretos de voluntários açorianos, informar os jovens sobre as diversas áreas de intervenção do “Voluntariado Jovem” e explicar o funcionamento do sítio web do programa que permite aos jovens e às entidades efetuarem as candidaturas online.

Este roteiro do “Voluntariado Jovem”, que se iniciou em setembro e outubro, já percorreu as ilhas Terceira, Pico, Faial e Corvo, continua a decorrer em São Miguel e será também efetuado nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Santa Maria.

A iniciativa estende-se, igualmente, às entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, com o objetivo de sensibilizar as mesmas para a participação no programa como entidades promotoras de projetos que acolhem e orientam jovens voluntários.

O “Voluntariado Jovem” é um programa do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, que tem como objetivos criar condições propícias à participação dos jovens em atividades de voluntariado, sensibilizar a comunidade para o valor e a importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica, aumentar a visibilidade das atividades de voluntariado dos jovens e garantir o reconhecimento das capacidades e competências dos jovens.

O programa, que pode ser desenvolvido nas diferentes áreas de intervenção social, cultural e ambiental, destina-se a jovens dos 15 aos 30 anos de idade, a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos e ainda a patrocinadores, agentes económicos e outras entidades da sociedade civil.



GaCS

Sem comentários: