quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Governo dos Açores lança o primeiro Concurso Internacional para a venda de madeira

O Secretário Regional dos Recursos Naturais anunciou hoje, no Nordeste, o lançamento do concurso internacional para o corte, venda e reflorestação em São Miguel dos primeiros 103,6 hectares públicos regionais de criptoméria, no âmbito da medida de dinamização da fileira da madeira.

Trata-se de matas localizadas nos Núcleos Florestais da Tronqueira, Achadinha, Lomba de São Pedro e Água Retorta, inseridos no perímetro florestal da Ilha de São Miguel, e matas regionais do Pico Maria da Costa e Bispos/Labaçal, nos concelhos de Nordeste, Ribeira Grande e Povoação.

“É o desenvolvimento de um dos pontos do Programa de Governo”, enfatizou Luís Neto Viveiros em declarações aos jornalistas, realçando que esta medida inscrita na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial pretende contribuir, entre outros objetivos, para a criação sustentada de postos de trabalho, diretos e indiretos, no setor privado.

Numa visita a uma mata de criptomérias, no Perímetro Florestal da Tronqueira-Pedreira, o Secretário Regional exemplificou com a mão-de-obra necessária,  não só aos processos de corte, tratamento e reflorestação que se vão perpetuar, como “à própria valorização da madeira” ou em áreas como “os transportes”.

Outros dos objetivos desta medida do Governo dos Açores são o de potenciar o surgimento de novos negócios na área da transformação e inovação, associadas à fileira da madeira e contribuir para o aumento das exportações.

Aliás, de entre os critérios para a escolha do vencedor do concurso, valoriza-se a proposta que estabeleça o tratamento, transformação e acabamento da madeira na Região e a sua exportação.

Luís Neto Viveiros destacou ainda todo o processo que antecedeu o lançamento do concurso internacional, nomeadamente ao nível da elaboração do Plano de Gestão e de um Estudo das Incidências Ambientais.

Assim, aos concorrentes será exigida, para além da exploração florestal, a limpeza e reflorestação de toda a área cortada, a utilização de espécies endémicas em determinadas áreas, nomeadamente junto a linhas de água, e a gestão de sobrantes.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou ainda que que foi este mês emitida a primeira Certificação da Gestão Florestal (FSC) a nível nacional ao Núcleo Florestal da Achadinha, em São Miguel, que o Governo dos Açores pretende alargar a toda a mata pública.

Trata-se de uma vasta área que também vai ser sujeita a venda, ostentando o “Eco-rótulo” da certificação, valorizando a madeira de criptoméria em mercados mais exigentes, nacionais e internacionais.


Anexos:Fotos: GaCS/JF

GaCS

Sem comentários: