terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Museu de Angra do Heroísmo apresenta "Livros" na Igreja de Nossa Senhora da Guia

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, apresenta, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, a partir 1 de fevereiro, a exposição Livros composta por quarenta peças escultóricas da autoria de Ricardo Lalanda, exibidas em treze escaparates próprios, também concebidos pelo escultor.

Inspirada em ideias associadas à combustão/fossilização do livro, esta instalação assenta materialmente num processo inovador de fundição de minério de ferro, de forma a expressar “as interrogações/problemáticas que envolvem o livro nas suas respetivas formas, suportes, significados, desenvolvimentos e transformações hodiernas e do futuro”, segundo a historiadora Rute Gregório.

O conjunto escultórico Livros, que se manterá em exposição até 30 de março, esteve já patente ao público na Igreja do Colégio/Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, durante o verão de 2013.

Ricardo Lalanda nasceu em Ponta Delgada, em 1963, onde mantém o projeto de intervenção cívica República das Bananas. Galardoado em 1985 com o Prémio Revelação da 1.ª Bienal Açores e Atlântico, este artista plástico é autor de grandes esculturas, como Marble Magic (Reino Unido, 1991), Ludica Bremen (Alemanha, 1999), 2 ZERO ao Cubo (Sintra, 2005) e As You Like (Madeira, 2011), que lhe valeram diversos prémios.

Em 2010, Ricardo Lalanda apresentou já, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Guia do Museu de Angra do Heroísmo, sete grandes esculturas em ferro que recriavam minimalisticamente o David, de Miguel Ângelo.



GaCS

Sem comentários: