quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Plano Regional de Saúde representa uma viragem na promoção da saúde, disse Luis Cabral

Os trabalhos do Conselho Regional de Saúde (CRS) que decorreram hoje em Angra permitiram constatar que o Plano Regional de Saúde que está em preparação “representa uma viragem em relação à promoção da saúde”.

Em declarações prestadas após a abordagem deste ponto, Luís Cabral disse que “todos os conselheiros perceberam de um forma muito nítida a intenção do Governo de alterar um Plano Regional de Saúde que estava virado para a cura da doença, para um Plano vocacionado para a promoção da saúde”.

Segundo o Secretário Regional da Saúde foram apresentados vários contributos no sentido dessa “mudança de paradigma”.

Foram também deixadas sugestões em “áreas de intervenção no idoso, que seguramente serão tidas em conta”, bem como no sentido da organização do próprio Serviço Regional de Saúde que, de igual modo, “serão consideradas”.

Também foi realçado, como aspeto positivo, a intenção do Plano ser apoiado pelas unidades de saúde pública em cada uma das ilhas, o que no entender do Secretário da Saúde representa “uma mais-valia”.

O Conselho Regional de Saúde é um órgão de consulta do Governo Regional e de participação na definição e execução das políticas e na gestão do Serviço Regional de Saúde. É presidido pelo Secretário Regional da Saúde e integra membros da administração pública, das organizações profissionais ligadas à área da saúde e da sociedade em geral. 


Anexos:
2014.01.30-SRES-ConselhoSaúde.mp3
GaCS

Sem comentários: