terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Apoio a instituições de solidariedade social vão ter em conta diferenciação de cuidados por utente, afirma Piedade Lalanda

A Secretaria Regional da Solidariedade Social (SRSS) está a realizar ao longo deste ano um levantamento das necessidades de cuidados de cada utente das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias da Região, com vista à diferenciação de apoios de acordo com o grau de cuidados prestados.

Piedade Lalanda, que visitou hoje as instalações da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), salientou que esta filosofia se aplica, no caso dos idosos, tanto aos que estão em lares como no apoio ao domicílio, porque, em ambas situações, existem diversos níveis de dependência a que é importante dar resposta.

A análise do grau de dependência dos idosos internados em lar e o registo dos serviços prestados em apoio ao domicílio são dois compromissos que foram assumidos “no Acordo Base assinado com os representantes das IPSS e das Misericórdias”, acrescentou a Secretária Regional.

Relativamente à Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Piedade Lalanda considerou que se trata de uma entidade que “tem um peso importante quer nos idosos, quer na infância”, particularmente na primeira vertente, porque “são mais de 300 idosos que, quer no domicílio, quer no lar, são apoiados por esta instituição”.

Piedade Lalanda salientou também ser importante protocolar a prestação de cuidados continuados, área em que a SCMAH é a única instituição que os disponibiliza na ilha Terceira, acrescentando que a matéria está em análise no âmbito da avaliação, em curso, dos cuidados necessários a cada utente.

A Secretária Regional destacou, por outro lado, a abertura da Mesa recentemente eleita para rever a estratégia de gestão da instituição, nomeadamente ao nível dos recursos instalados, com melhor rentabilização dos espaços e dos equipamentos.

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, tendo em conta a vontade dos novos órgãos diretivos da SCMAH de melhorar as condições das respostas que são dadas nas várias valências, já manifestou disponibilidade para cooperar na melhoria do mobiliário da creche e do centro de dia.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: