quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Campeonato Regional das Profissões apurou representantes dos Açores para a prova nacional

Os jovens que vão representar os Açores no Campeonato Nacional das Profissões já estão apurados, tendo conquistado um lugar na competição que se disputa em maio, na cidade do Porto, envolvendo mais de 600 participantes em cerca de 40 profissões.

O apuramento dos jovens açorianos foi conquistado com os bons resultados que alcançaram nas oito profissões que estiveram em disputa no Campeonato Regional das Profissões, realizado na passada semana com a participação de 40 representantes de várias escolas dos Açores.

João Andrade, da EPROSEC, foi o campeão em Contabilidade, tendo ficado em segundo lugar Joana Oliveira e na terceira posição Sílvia Freitas, ambas da Escola Secundária Domingos Rebelo.

Em Desenho Assistido por Computador – AutoCAD, o vencedor foi Leandro Câmara, da Escola Profissional das Capelas, tendo Débora Aguiar, da mesma escola, sido a segunda classificada, e Selma Dinis, da Escola Profissional da Praia da Vitória, a terceira.

Alexandre Pacheco, da ENTA, foi o campeão em Eletricidade de Instalações, com Rafael Ferreira, da Escola Profissional das Capelas, e Paulo Sousa, da Escola Profissional da Praia da Vitória, a ocuparem as segunda e terceira posições.

Na prova de Gestão de Redes Informáticas, José Pavão, ex-aluno da ENTA e presentemente a fazer um estágio T, foi o campeão, seguido de Hugo Marques, também ex-aluno da ENTA e em estágio T, e de Davide Branco, autoproposto e igualmente ex-aluno da mesma escola.

João Cunha, da Escola Profissional do Pico, e Tiago Paquete, da EPROSEC, ganharam ex-aequo a prova de Receção Hoteleira, tendo Tânia Silva, da Escola Profissional da Praia da Vitória, e Décia Couto, da Escola Profissional das Capelas, ocupado os segundo e terceiro lugares.

A prova de Segurança e Higiene no Trabalho teve como vencedor Francisco Silveira, da Escola Profissional do Pico, ficando Mateus Bettencourt, da Escola Profissional das Capelas, em segundo lugar e Samuel Medeiros, da APRODAZ, na terceira posição.

O vencedor da prova de Serviço de Mesa e Bar foi Pedro Freitas, da Escola Profissional das Capelas, com Luís Vieira, da Escola Profissional da Praia da Vitória, a ocupar o segundo lugar e António Chaves, da Escola Profissional das Capelas, a alcançar o terceiro lugar.

Cláudia Matos, ex-aluna da ENTA e em situação de estágio T, foi a campeã em Tecnologia de Informação e Comunicação, seguida de Filipe Sousa, também da ENTA, e Bruna Faria, da EPROSEC.

Os campeonatos das profissões são encontros onde os jovens têm oportunidade de competir entre si, demonstrando, avaliando e comparando as suas competências profissionais.

As provas regionais, da responsabilidade da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, visam um intercâmbio de experiências, métodos e técnicas de trabalho, bem como um saudável confronto de saberes e de competências profissionais de caráter predominantemente prático que constitua um contributo para a valorização e desenvolvimento da formação profissional.



GaCS

Sem comentários: