sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Concurso Regional de Empreendedorismo pretende reforçar o espírito empreendedor dos jovens, afirma Sérgio Ávila

O Governo dos Açores, numa Resolução hoje publicada no Jornal Oficial, definiu o período entre 1 de maio e 15 de junho para a apresentação de candidaturas à primeira fase do Concurso Regional de Empreendedorismo.

A Resolução estipula ainda que a inscrição para a segunda fase decorrerá de 1 de setembro a 15 de outubro, estando marcada para o período de 16 a 30 de outubro a terceira e última fase.

“Estas três fases do Concurso Regional de Empreendedorismo permitirão que as ideias de negócio apresentadas na primeira fase, e que passem às fases posteriores, entrem num processo de desenvolvimento e consolidação, com o objetivo de garantir a transposição dos projetos vencedores para iniciativas empresariais”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

Sérgio Ávila acrescentou que “será aberto um período de entrega de ideias de negócio, inseridas em áreas previamente especificadas, havendo lugar a uma seleção das mesmas por parte de um júri constituído para o efeito.”

Segue-se um período de desenvolvimento das cinco melhores ideias, que pode ser até superior caso a qualidade das ideias apresentadas assim o justifique, mediante um programa especificamente desenhado para o efeito.

“Como resultado desta segunda fase teremos planos de negócio devidamente estruturados, que serão submetidos à terceira e última fase, dos quais o júri selecionará os três melhores projetos”, sublinhou o Vice-Presidente do Governo.

O Concurso Regional de Empreendedorismo atribui prémios de 25 mil, 20 mil e 15 mil euros, respetivamente ao primeiro, segundo e terceiro lugar, mas apenas serão atribuídos na condição de passarem a integrar o capital social das empresas a criar.

“Esperamos, deste modo, conseguir atrair melhores ideias e tornar mais efetiva a criação de negócios promissores, através da oferta de consultadoria, formação ou aconselhamento para potenciar a viabilidade dos projetos vencedores”, afirmou Sérgio Ávila.

Para o governante, “o Concurso Regional de Empreendedorismo é mais um estímulo ao espírito empreendedor de que os jovens açorianos têm dado provas”.

“Basta lembrar que os projetos de investimento que, em 2013, os jovens candidataram aos programas de apoio disponibilizados pelo Governo dos Açores quase duplicaram em relação a 2012, ultrapassando os 31 milhões de euros de investimento e a criação prevista de 346 postos de trabalho”, disse.

“Os jovens açorianos têm demonstrado acreditar nas suas capacidades, têm evidenciado confiança no futuro da Região e têm feito apostas claras em projetos empresariais inovadores, o que, tenho a certeza, o Concurso Regional de Empreendedorismo vai provar uma vez mais”, acrescentou Sérgio Ávila. 

Anexos:
2014.02.21-VPGR-ConcursoRegionalEmpreendedorismo.mp3
GaCS

Sem comentários: