sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Diretor Regional das Comunidades destaca "importante trabalho" da Casa dos Açores de Hilmar

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, destacou o importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Casa dos Açores de Hilmar, na Califórnia, na promoção e divulgação da cultura e tradições do povo açoriano, bem como a atenção dedicada à sua dinamização junto dos jovens deste estado norte-americano.

Paulo Teves, que iniciou quinta-feira uma deslocação aos EUA, onde vai visitar as comunidades de emigrantes açorianos e de açordescendentes e reunir com instituições açorianas, enalteceu o papel das Casas dos Açores na promoção da Região nas sociedades onde estão sediadas.

“As Casas dos Açores desempenham um papel de relevante importância nos países e regiões onde estão inseridas na sua função representativa da nossa Região e encontram, por isso, no Governo dos Açores um parceiro empenhado e privilegiado na dinamização e apoio às suas atividades”, afirmou o Diretor Regional das Comunidades, em declarações no final de uma reunião com direção da Casa dos Açores de Hilmar.

Paulo Teves reconheceu ainda o "importante esforço” desenvolvido por esta instituição para “corresponder aos desafios apresentados às comunidades açorianas" emigradas no Estado da Califórnia.

A Casa dos Açores de Hilmar, fundada em 1977, tem como objetivo fundamental proporcionar a todos os emigrantes açorianos e seus descendentes a oportunidade de preservarem e divulgarem os seus usos e costumes.

Este ano, preside ao Conselho Mundial das Casas dos Açores, tendo a responsabilidade de organizar a sua 17.ª Assembleia Geral, que reunirá as 14 instituições da rede, sediadas no Canadá, EUA, Brasil, Uruguai e Portugal continental.

Neste primeiro dia da deslocação aos EUA, o Diretor Regional das Comunidades reuniu ainda com a coordenação do Portuguese American Citizenship Project – PACP, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover, através do voto, a participação ativa da comunidade portuguesa residente nos EUA.

Paulo Teves destacou o trabalho efetuado por instituições como a PACP “na defesa dos direitos e interesses da comunidade portuguesa, em especial a oriunda dos Açores, na procura de uma maior e melhor integração da mesma na respetiva sociedade de acolhimento”.

O Diretor Regional das Comunidades participa hoje num encontro com jovens açordescendentes do Estado da Califórnia, uma iniciativa promovida pela Luso American Education Foundation.



GaCS

Sem comentários: