sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Governo dos Açores promove concurso sobre o Dia da Europa

O Governo dos Açores promove este ano a sétima edição do concurso Dia da Europa, destinado a alunos do ensino secundário e profissional da Região, subordinado ao tema 'Agir, Reagir, Decidir: Eleições Europeias de 2014'.

As candidaturas decorrem até 17 de abril, devendo cada equipa, constituída por três alunos e coordenada por um docente, apresentar um trabalho original e criativo, com uma duração máxima de três minutos e em qualquer formato multimédia (som e/ou imagem).

O concurso desenvolve-se em torno do tema da campanha de informação sobre as eleições para o Parlamento Europeu que se realizam em maio, apelando, desta forma, à reflexão sobre o momento atual da União Europeia e sobre a importância do exercício de uma cidadania ativa para o futuro do projeto europeu.

Pretende-se, assim, desafiar os alunos da Região a explorarem a relevância da Europa para os Açores e a pronunciarem-se sobre como podem as instituições, em particular o Parlamento Europeu, dar resposta às questões atuais e emergentes dos cidadãos e da juventude.

Os nove melhores trabalhos multimédia, um por cada ilha dos Açores, apuram as nove equipas finalistas para as celebrações do Dia da Europa, que este ano decorrem na ilha do Pico.

Esta comemoração reunirá, a 9 de maio, jovens de toda a Região num conjunto alargado de iniciativas lúdicas e de formação sobre a União Europeia, com destaque para o concurso 'Europa Quiz - Os Açores e a União Europeia'.

Os elementos da equipa vencedora ganham uma viagem a Bruxelas, que inclui visitas às instituições da União Europeia, havendo ainda prémios para os segundo e terceiro classificados, bem como para o melhor trabalho multimédia.

O concurso está aberto à participação de todos os jovens com idade até 20 anos que frequentem o 10.º, 11.º ou 12.º ano nas escolas secundárias das nove ilhas do arquipélago, bem como o 3.º ciclo na Escola Básica Integrada do Corvo, e níveis equivalentes do ensino profissional, não havendo limite de equipas por cada estabelecimento de ensino.

Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados em suporte cd/dvd até ao dia 17 de abril para o Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, rua Prof. Alfredo Bensaúde, n.º 6 r/c, 9500-700 Ponta Delgada.

O regulamento e mais informações sobre este concurso estão disponíveis em todas as escolas secundárias e profissionais da Região, bem como no Portal do Governo, no endereço eletrónico www.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: