quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Governo dos Açores renova contrato de cooperação do programa Promoção da Qualidade de Vida e Segurança dos Idosos

A Diretora Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores vai renovar o contrato de cooperação com a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), no âmbito da Igualdade de Oportunidades.

Esta renovação visa assegurar a continuidade do programa Promoção da Qualidade de Vida e Segurança dos Idosos, permitindo assim o funcionamento do Centro de Dia da APADIF nos sete dias da semana e a existência de uma resposta que facilita o descanso do cuidador.

Natércia Gaspar, que falava na Festa de Carnaval do Centro de Dia e Convívio da Freguesia da Conceição e da APADIF, salientou que o projeto conta com um apoio financeiro de cerca de 26 mil euros e ainda com o financiamento da Segurança Social.

Na sua intervenção, destacou a Rede Regional de Equipamentos Sociais, constituída por cerca de 200 respostas nas mais variadas valências, que visam “promover a qualidade de vida e a segurança dos idosos”, uma prioridade do Governo dos Açores.

Esta rede, afirmou Natércia Gaspar, integra, entre outras respostas sociais, os lares de idosos, os centros de dia e de convívio e os serviços de apoio ao domicílio, pretendendo promover ainda a solidariedade intergeracional.

A Diretora Regional lembrou também a existência de um conjunto de medidas de apoio económico na Região, que visam aumentar o rendimento disponível dos idosos, como o Complemento de Pensão ou o Complemento para a Aquisição de Medicamentos (COMPAMID).

Relativamente ao Centro de Dia da Conceição, Natércia Gaspar considerou que “cumpre com o que se pretende com uma resposta social”, ou seja, “promover a qualidade de vida e a partilha de experiências e de conhecimento, assegurando ainda algumas necessidades básicas, entre as quais cuidados de higiene, de alimentação e saúde”.

A Diretora Regional enalteceu também o papel das instituições sociais, que são “parceiras” do Governo dos Açores, mas também “o rosto, a voz e a resposta imediata nas comunidades".


Anexos:
2014.02.27-DRSS-ProgramaPromoçãoQualidadedeVidaSegurançaIdosos.mp3
GaCS

Sem comentários: