terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Os Açores necessitam de uma "geração com espírito crítico", defende Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, que os Açores necessitam atualmente, tal como no passado, de uma “geração com espírito crítico, que seja capaz de pensar e tomar decisões devidamente fundamentadas".

Luiz Fagundes Duarte, que falava na cerimónia de dedicação a Almeida Garrett da biblioteca da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, afirmou que “os aspetos que são fundamentais para, no contexto do século XIX, perceber o pensamento de Almeida Garrett são hoje ainda mais importantes” para se perceber a realidade nacional e regional.
Para o Secretário Regional, os ensinamentos que daí se podem tirar apontam para que o caminho que os Açores têm vindo a trilhar desde há alguns anos, na definição e criação das condições para que o sistema educativo seja alargado a toda a população, mostra-se como o mais adequado.
“Quando, hoje em dia, nos deparamos com problemas como o insucesso e o abandono escolar, num momento em que a escolaridade é universal, é importante sabermos o que um homem da envergadura de Almeida Garrett pensava sobre esta matéria", frisou, acrescentando que "para ele, era fundamental que a população soubesse ler para poder pensar, para poder lutar pelos seus interesses, pela liberdade contra tirania”.
Luiz Fagundes Duarte concluiu, assim, que, hoje tal como na época de Almeida Garrett, que, além de escritor desempenhou com mérito funções públicas, o domínio das ferramentas do saber e do conhecimento é fundamental para a construção de uma melhor sociedade.



Anexos:
2014.02.04-SRECC-AlmeidaGarrett.mp3
GaCS

Sem comentários: