domingo, 23 de fevereiro de 2014

Paulo Teves destaca culto ao Divino Espírito Santo como “genuíno ícone da identidade do povo açoriano”

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em S. José, na Califórnia, o culto ao Divino Espírito Santo como um “genuíno ícone da identidade do povo açoriano”, frisando que o Governo dos Açores lançou recentemente o Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades para divulgar esta manifestação religiosa e cultural que mantém viva a ligação entre as comunidades emigradas e o arquipélago.

“Este Roteiro tem como objetivo identificar todas as comemorações deste culto nos Açores e nas comunidades açorianas da diáspora para promover e divulgar, em especial junto dos jovens, este pilar identitário dos seus antepassados, bem como dar a conhecer a existência e a manutenção desta ancestral tradição, vivida por milhares de açorianas e açorianos”, afirmou Paulo Teves.

O Diretor Regional, que falava nas comemorações do 100.º aniversário da Irmandade do Espírito Santo do Leste de San José, na Califórnia, EUA, salientou que “este projeto será mais um contributo na afirmação da cultura açoriana nos domínios religioso e popular, enriquecendo, de igual modo, a portugalidade na sua vertente atlântica”.

Na intervenção que proferiu na cerimónia, em que também participou o Cônsul Geral de Portugal em São Francisco, além de autoridades políticas e representantes de diversas instituições locais, Paulo Teves recordou o culto ao Divino Espírito Santo “como contributo de alto significado para a promoção da coesão das comunidades açorianas radicadas na Califórnia”.

Para o Diretor Regional das Comunidades, esta manifestação religiosa e cultural, que ultrapassou fronteiras com a emigração, continua viva em todas as sociedades onde são visíveis os valores da Açorianidade, assumindo-se como uma importante “ponte de comunicação entre açorianos”.

“Neste contínuo processo de globalização em que vivemos, muitas vezes impessoal, a divulgação de valores singulares dos diferentes povos que integram as mesmas comunidades assume particular relevância, na medida em que contribui para a preservação da teia de culturas que os envolve, que os distingue e carateriza como testemunho vivo de um património identitário dos espaços comunitários que partilham”, defendeu.

Nesse sentido, o Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades, uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo, vai disponibilizar, na Internet, informação histórica sobre cada festa, complementada com fotos ilustrativas da sua realização e da evolução sofrida ao longo da sua existência, além dos contactos e das datas de celebração.

“Este será, sem dúvida, um importante contributo para o conhecimento da história dos Açores e do seu povo e uma justa homenagem a todos aqueles que, há séculos, quer na Região, quer na diáspora açoriana, têm mantido esta tradição, como é o caso da Irmandade do Espírito Santo do Leste de São José”, frisou Paulo Teves, para quem “divulgando tamanha riqueza, daremos a conhecer os Açores e o seu povo ao mundo, não apenas o residente na área geográfica das ilhas, mas todo aquele que se estabeleceu nas comunidades da diáspora”.

A Irmandade do Espírito Santo do Leste de San José foi fundada em 1914 pelo Monsenhor Augusto Ribeiro, natural dos Cedros, na ilha do Faial, e desde aí tem celebrado ininterruptamente as tradicionais festas em louvor do Divino Espírito Santo, trazidas pelos pioneiros açorianos, continuando a ser um polo de identificação e ponto de encontro de celebrações comunitárias.


GaCS

Sem comentários: