terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Paulo Teves destaca trabalho para promover os valores culturais açorianos no Massachusetts

O Diretor Regional das Comunidades destacou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos e Cultura Portuguesa, pela Comissão das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra e pela Casa dos Açores da Nova Inglaterra na promoção e divulgação dos valores culturais portugueses e açorianos no estado norte-americano de Massachusetts.

Paulo Teves, que está a realizar uma visita às comunidades açorianas nos estados da Califórnia e de Massachusetts, reuniu na segunda-feira com o diretor do Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, entidade que se dedica ao estudo da língua, literatura e cultura portuguesas, desenvolvendo materiais pedagógicos de auxílio ao seu ensino nos diferentes níveis educacionais.

O Diretor Regional das Comunidades salientou a importância do trabalho desta instituição na promoção da língua e da cultura portuguesa e no apoio à divulgação dos escritores açorianos.

“O Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts desempenha um papel fundamental na promoção e divulgação da nossa língua e cultura nos EUA. Do mesmo modo, tem contribuído para a valorização da literatura açoriana, com a inclusão, nos diversos currículos académicos, de vários escritores oriundos da Região”, afirmou Paulo Teves.

No mesmo dia, o Diretor Regional das Comunidades reuniu, em Fall River, com a recém eleita Comissão das Grandes Festas do Divino Espírito Santo, tendo manifestado o seu agrado “pela relevante contribuição destas festas na promoção da Açorianidade”, recordando que reúnem anualmente “milhares de açorianos e seus descendentes oriundos de diversos estados e províncias dos EUA e Canadá”, facto que tem motivado a parceria com o Governo dos Açores.

Num encontro com a direção da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, o Diretor Regional elogiou o “papel dinamizador desta instituição na promoção da Região Autónoma dos Açores” no seio da comunidade do Estado de Massachusetts, destacando igualmente os seus “esforços na defesa dos interesses da comunidade de emigrantes açorianos e seus descendentes”.

Hoje, último dia da deslocação aos EUA, Paulo Teves vai reunir-se com a direção do Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, instituição parceira do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, no âmbito da Rede Internacional de Organizações de Serviço Social.




GaCS

Sem comentários: