sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Projeto “Valorizar o Mar dos Açores” envolve cerca de 40 alunos de escolas de formação

O projeto “Valorizar o Mar dos Açores” envolve cerca de 40 alunos de escolas de formação profissional de São Miguel com o objetivo de sensibilizar os futuros profissionais de cozinha para a inovação gastronómica e para a importância do consumo diversificado e sustentável de pescado fresco.

Os formandos frequentam sessões de esclarecimento nas próprias escolas, sendo-lhes também facultado o acesso às áreas de descarga, inspeção veterinária e a todo o processo associado à qualidade, mas também ao leilão de pescado na Lota de Ponta Delgada.

Nestas ações, os alunos adquirem importantes noções a considerar na aquisição dos produtos do mar, não só relativamente à frescura como também para o leque de alternativas de confeção que é proporcionado por espécies menos consumidas.

Pretende-se, desta forma, promover um consumo de pescado mais sustentável, contribuindo, simultaneamente, para a valorização de espécies de menor valor comercial.

O projeto prevê ainda a construção pelos alunos de um livro de receitas e a participação em certames.

Para o Governo dos Açores, o fomento de ações que visem promover o pescado e a sua expansão para novos mercados, geográficos ou de produto, são instrumentos decisivos na melhoria da capacidade concorrencial e competitiva do setor.

A procura de novos produtos ou de novas apresentações, a certificação geográfica ou cultural, a diversificação no consumo valorizando as espécies menos pescadas e de baixo valor comercial e a valorização da produção artesanal, particularmente de alta qualidade, são fatores determinantes para o sucesso da fileira da pesca nos Açores.

O projeto "Valorizar o Mar dos Açores", promovido pela CRESAÇOR, em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, Lotaçor, Escola Profissional das Capelas e Escola de Formação Turística e Hoteleira, é financiado pelo Programa Juventude em Ação - Iniciativa Jovem.


GaCS

Sem comentários: