sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Secretaria Regional da Saúde prepara protocolo com a Misericórdia de Angra do Heroísmo na área dos Cuidados Continuados Integrados

O Secretário Regional da Saúde reuniu hoje com a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo com vista a preparar o estabelecimento de um protocolo para utilização de 30 camas na rede de Cuidados Continuados Integrados da Região.

Luís Cabral salientou que o Plano de Ação para a Restruturação da Saúde define “uma aposta clara na rede de Cuidados Continuados Integrados”, constituindo a reunião hoje realizada mais um passo para a sua concretização.

Na visita às instalações que antecedeu a reunião, o Secretário Regional disse que ficou claro que “existem vários utentes com graus de dependência elevados que necessitam de cuidados de saúde específicos”.

A Rede de Cuidados Continuados Integrados permite que haja uma resposta do Serviço Regional de Saúde às situações em que, não sendo necessário um internamento hospitalar por via de uma situação crónica ou aguda, precisam de um acompanhamento no âmbito dos cuidados de saúde.

Por outro lado, há doentes que são mantidos internados por não existir capacidade de resposta fora das instituições hospitalares, além de que o internamento nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) permite um acompanhamento familiar mais próximo, sem o rigor e as restrições aplicáveis ao ambiente hospitalar.

A ilha Terceira necessita, para já, de 30 camas em regime de média e longa duração e, segundo Luís Cabral, a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo "tem condições para dar essa resposta”.


Anexos:
2014.02.28-SRS-SantaCasaMisericórdiaAH.mp3
GaCS

Sem comentários: