terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Solar da Glória pronto a iniciar tratamentos no início do próximo ano, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que o Governo dos Açores está a desenvolver diligências para que as obras da unidade de tratamento para toxicodependentes que está a ser construído no antigo Solar da Glória, em S. Miguel, “possam avançar o mais rapidamente possível”.

Luís Cabral confirmou que surgiram dificuldades com o empreiteiro, mas frisou que “estão a ser desenvolvidos esforços para que a situação seja resolvida e as obras possam estar concluídas no fim do corrente ano”, de modo a que “no primeiro trimestre de 2015 a reabilitação dos toxicodependentes possa ser feita, nos Açores, mais perto das suas famílias”.

O Secretário Regional da Saúde salientou que este espaço de tempo permitiu repensar o modelo de funcionamento daquela unidade, de modo a que seja possível “alargar o seu âmbito a um maior número de utentes açorianos”.

Luís Cabral falava à margem da cerimónia de assinatura de protocolos com a Casa do Povo da Terra-Chã, em Angra do Heroísmo, relativos ao projeto “PercurSOs”, que dá apoio a cerca de 400 utentes na área da toxicodependência.

Na ocasião, o Secretário Regional frisou que os protocolos agora assinados, assim como os que foram assinados com a associação ARRISCA, expressam a determinação do Governo dos Açores em continuar a dar resposta às questões relacionadas com a toxicodependência, na área da prevenção, como nos tratamentos.

Luís Cabral frisou, no entanto, que os novos protocolos “alteram o paradigma” do que eram os habituais financiamentos, apontando-se agora para “uma intervenção integrada do tratamento do utente, envolvendo as consultas, os tratamentos e o apoio à reinserção social”.

“Em vez de se fazerem investimentos parcelares em cada uma das atividades, é determinado um valor para financiar o tratamento conjunto desse utente”, afirmou.

O projeto “PercurSOs" é uma valência da Casa do Povo da Terra Chã que presta cuidados globais ao toxicodependente.

Os tratamentos são realizados num posto fixo e numa unidade móvel, que abrange várias localidades da ilha Terceira, bem como no Estabelecimento Prisional Regional de Angra do Heroísmo.

Luís Cabral manifestou o agradecimento do Governo Regional “pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela equipa" deste projeto.



GaCS

Sem comentários: