sexta-feira, 21 de março de 2014

Comemorações do Dia Mundial da Floresta movimentam mais de 2.600 participantes nos Açores

O Governo dos Açores promove hoje cerca de três dezenas de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Floresta, envolvendo mais de 2.600 participantes em todas as ilhas com Reservas Florestais de Recreio, que são o tema de um concurso fotográfico promovido em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.

O Concurso Fotográfico 'À Descoberta das Reservas Florestais de Recreio', anunciado pelo Secretário Regional dos Recursos Naturais no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta 2014, decorre até 21 de abril e também tem o apoio das Pousadas de Juventude dos Açores e da Atlanticoline.

“Ter-se-á oportunidade de descobrir nestes espaços pormenores que, às vezes, podem escapar a cada um de nós”, afirmou Luís Neto Viveiros, destacando a importância da “preservação” das 27 Reservas Florestais de Recreio existentes na Região.

Os interessados em participar neste concurso, que pretende divulgar as Reservas Florestais de Recreio e sensibilizar a população para visitar estes espaços sob gestão da Direção Regional dos Recursos Florestais, podem obter mais informações no endereço eletrónico http://drrf-srrn.azores.gov.pt.

O Secretário Regional, que participou esta manhã numa plantação simbólica de espécies endémicas com a participação de alunos do 1.º Ciclo no Pinhal da Paz, em São Miguel, apontou esta reserva florestal como um exemplo de espaço que vale a pena usufruir.

As iniciativas previstas para assinalar hoje o Dia Mundial da Floresta nos Açores incluem concursos dirigidos à população em geral, palestras e ações de sensibilização destinadas especialmente aos alunos das escolas da Região, mas também a utentes de Centros de Convívio e ATL.

Visitas a viveiros e plantações, distribuição de árvores e a realização de 'peddy-pappers', geocaching pedagógicos e jogos didáticos são outras das iniciativas previstas para destacar a importância da floresta ao nível ambiental e económico.



GaCS

Sem comentários: