segunda-feira, 31 de março de 2014

Governo dos Açores vai reforçar formação de competências das pessoas com deficiência

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai reforçar, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio 2014/2020, a “formação de competências pessoais, funcionais, sociais e profissionais das pessoas com deficiência”.

Este reforço, segundo Piedade Lalanda, será efetuado através do incentivo às empresas para a integração das pessoas com deficiência no mercado normal de trabalho ou através da criação de empresas de inserção junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Misericórdias.

A responsável pela pasta da Solidariedade Social falava na inauguração das obras de requalificação e conservação do Centro de Atividades Ocupacionais e Lar da Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, num investimento público global superior a 400 mil euros, que permitiu a melhoria das condições de instalação e acolhimento dos 86 utentes.

Na sua intervenção, Piedade Lalanda assegurou a abertura, a breve prazo, da residência desta associação destinada a deficientes, na freguesia da Fajã de Baixo, com capacidade para acolher nove pessoas, que foi alvo de obras de adaptação financiadas pelo Governo Regional.

Para a Secretária Regional, “é neste trilho, de criação de estruturas destinadas à melhoria da prestação de serviços às pessoas com deficiência e às suas famílias”, que se insere também a construção do Centro de Reabilitação da Praia da Vitória, na ilha Terceira, um investimento do qual resultará a criação de uma nova valência de Lar Residencial e o reforço da atual capacidade do Centro de Atividades Ocupacionais.

Piedade Lalanda recordou ainda investimentos como a construção em curso nas Velas, em S. Jorge, de um novo Centro de Atividades Ocupacionais, que introduz o lar residencial, ou de um novo equipamento na Graciosa que servirá os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e as crianças da creche e jardim-de-infância, ou ainda o projeto de construção, em S. Miguel, de um Lar Residencial da Associação Seara de Trigo, estando também prevista a requalificação do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Maia.

“Num contexto nacional onde as pessoas com deficiência perdem apoios, nos Açores, este conjunto de investimentos em curso ou a iniciar em breve, é um bom exemplo da importância que o Governo Regional atribui a esta área”, frisou.

Piedade Lalanda salientou que estes investimentos correspondem a um esforço financeiro público de cerca de 8,7 milhões de euros para reforçar e melhorar a Rede Regional de Equipamentos Sociais dedicados à problemática da deficiência, constituída por 35 equipamentos que servem de forma direta mais de 1.100 pessoas.

A Secretária Regional afirmou ainda que, além do investimento em equipamentos, o Governo dos Açores, através do Instituto de Segurança Social, contratualiza serviços com diferentes instituições vocacionadas para a deficiência, num total de 4,7 milhões de euros anuais.

Relativamente à Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, Piedade Lalanda afirmou que a comparticipação pública é de cerca de um milhão de euros por ano, assegurando 57 postos de trabalho.



Anexos:
2014.03.31-SRSS-InaugraçãoLar e LATAPCCA.MP3
GaCS

Sem comentários: