segunda-feira, 31 de março de 2014

Presidente do Governo dos Açores com total empenho no processo da Base das Lajes

O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje a Comissão Representativa dos Trabalhadores Portugueses na Base das Lajes, a quem garantiu que continua a desenvolver diligências reservadas sobre o processo relativo à intenção de reestruturação da presença dos Estados Unidos naquela infraestrutura militar.

“Nunca nos podemos esquecer que, nesta fase, o que temos por certo é a decisão comunicada pelos Estados Unidos de redução na Base das Lajes”, recordou Vasco Cordeiro no final da audiência, que decorreu na ilha Terceira.

O Governo dos Açores, ao mesmo tempo que aguarda os resultados do estudo do Departamento de Defesa norte-americano sobre a presença militar dos EUA nas bases da Europa, que incluirá uma referência específica à Base das Lajes, tem desenvolvido contactos no sentido de acautelar os interesses da ilha Terceira e dos Açores nesta matéria, frisou Vasco Cordeiro.

A referência às Lajes neste estudo, que deve ser conhecido no primeiro semestre deste ano, resulta de uma determinação do Congresso dos Estados Unidos, após os esforços desenvolvidos por diversas entidades junto da Câmara dos Representantes e do Senado no sentido de garantir essa reavaliação.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro salientou que, além das diligências que o Governo dos Açores tem desenvolvido, algumas das quais de caráter reservado, há a registar, da parte do Governo da República, uma “atenção e um cuidado” que se espera que, no plano diplomático, se mantenha no futuro relativamente a este processo.


Anexos:
2014.03.31-PGR-AudienciaTrabalhadoresLajes.mp3
GaCS

Sem comentários: