segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apresentado logotipo do programa Escola + Voluntária

O Governo dos Açores apresentou hoje o logotipo escolhido para simbolizar o programa Escola + Voluntária, da autoria de Micaela Bicudo, da Escola Secundária Antero de Quental, em São Miguel. 

O logotipo apresenta “uma estética moderna, jovem e é composto por três formas circulares onde se inserem as letras E e V ligadas pelo símbolo +”, que se sobrepõem, tal como acontece no voluntariado, onde “a vontade de uns se cruza com a de outros, em prol da comunidade”, afirmou a Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, na apresentação do logotipo, na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, onde esteve também presente o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte.

Segundo Piedade Lalanda, a imagem escolhida passará a “simbolizar a concretização de projetos de voluntariado em contexto escolar”, no âmbito deste programa, e irá constar na bandeira que será hasteada no estabelecimento de ensino que acolher o projeto vencedor.

No total candidataram-se ao concurso de conceção do logotipo 21 projetos, “todos eles com propostas criativas, estruturadas a partir de uma ideia”, revelou Piedade Lalanda, acrescentando que “todas as memórias descritivas revelaram um importante exercício de reflexão sobre o tema do voluntariado por parte de cada um dos concorrentes, alunos das turmas 11º G e 12º G” da Escola Secundária Antero de Quental.

Durante o mês de maio será feita a avaliação dos projetos participantes, em conjunto com as entidades parceiras, e o que reunir a pontuação mais elevada, segundo os critérios definidos no regulamento, receberá o galardão de Escola + Voluntária 2013/2014, numa cerimónia que decorrerá na segunda quinzena de Junho, salientou a responsável pela pasta da Solidariedade Social.

O programa Escola + Voluntária é uma iniciativa do Governo dos Açores, que envolve em parceria as secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação, Ciência e Cultura, e destina-se aos jovens estudantes dos 2º e 3º ciclos, do secundário e do ensino profissional.

Este projeto visa “sensibilizar os jovens para a importância do voluntariado enquanto exercício de cidadania e solidariedade”, frisou a governante regional, para quem a “prática de projetos de voluntariado deve valorizar o percurso escolar e enriquecer as experiências de aprendizagem dos jovens em contexto escolar”.

A Secretária Regional congratulou ainda a participação registada nesta iniciativa que contou, nesta primeira edição do concurso Escola + voluntária, com a participação de cinco escolas públicas, três escolas profissionais e uma escola privada, 21 projetos criativos e 15 iniciativas de voluntariado que estão em curso, envolvendo essas nove escolas da Região.

De acordo com a Secretária Regional, no âmbito destas iniciativas de voluntariado participam mais de 3.100 pessoas de forma direta ou indireta, abrangendo várias áreas social, cultural, ambiental até educativo.

“É importante que mais jovens adiram ao voluntariado, porque essa é também uma forma de enriquecer o percurso escolar”, através de uma ação de cidadania e solidariedade, defendeu Piedade Lalanda, considerando que as “escolas e os professores devem também contribuir para aumentar a visibilidade das atividades de voluntariado dos jovens, promovendo projetos e ações continuadas inseridas no projeto educativo, em articulação com comunidade”.

Por outro lado, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, destacou a importância do “funcionamento da educação no contexto social” em que os alunos se inserem.

Nesta circunstância, o programa Escola + Voluntária “pode dizer muito do que uma escola é capaz de fazer”, rematou.


Anexos:
2014.04.28-SRSS-Escola+Voluntária.MP3
GaCS

Sem comentários: