segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemorado nos Açores

A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, associa-se às comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra anualmente a 23 de abril, com iniciativas em várias ilhas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo assinala a data, realizando, nas suas instalações, mais uma edição da “Troca-Troca de Livros”, aberta a toda a comunidade.

Nesta iniciativa, que decorrerá entre as 10h00 e as 18h00, cada leitor é convidado a levar um ou mais livros e a trocá-los por outros levados por outros leitores, de acordo com determinadas regras, nomeadamente que a troca é definitiva e gratuita.

Por seu turno, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, também a 23 de abril, entre as 9h00 e as 19h00, na Sala de Leitura, uma mostra bibliográfica dedicada aos escritores que receberam o Prémio Nobel da Literatura.

Ainda neste dia, a partir das 19h00, decorrerá, no Auditório, uma sessão de leitura em voz alta, com crianças a partir dos sete anos.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada também assinala o Dia Mundial do Livro, promovendo um serão de contos destinado a toda a família, com o grupo de teatro ALAPA, nos dias 23 e 24 de abril, pelas 21h00.

Esta iniciativa, intitulada "Contos d'Algum Tempo", visa, através da narração de contos populares, da tradição oral e do património imaterial português, proporcionar um ambiente de convívio, ao som de música de raiz tradicional, com violas e violino, numa evocação do tempo em que contos e cantares animavam os serões em família.

O Grupo de Teatro ALAPA (Ajuntamento Lutando Assim Porém Às-Vezes) iniciou a sua atividade em 2008, ensaiando um teatro mínimo em recursos cénicos, com base num texto normalmente da autoria do grupo, alternando entre o registo da ficção e o do narrador ou 'performer', que se dirige diretamente ao público, interpelando-o.

Desta metodologia são exemplo as Comédias de Carnaval “As Três Danças Censuradas” (2011), “Verde Céu” (2012) e “Comédia de Espada” (2014).

A Biblioteca Pública de Ponta Delgada promove, também a 23 de abril, pelas 10h00, a realização da atividade intitulada “Conta… conTapetes”, destinada a crianças dos três aos oito anos, num máximo de 25.

O 'conTapete' é um tapete confecionado em tecido que representa a narrativa e a ilustração de um livro, que os participantes são convidados a escutar, contar e experienciar.

Esta atividade tem a duração de 60 minutos e será realizada a partir dos livros "Chibos Sabichões", de Federico Fernandez e Olalla González, e "O Grufalão", de Axel Scheffler e Julia Donaldson, todos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995, com o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura na população.

Esta data foi escolhida por se assinalar a 23 de abril o falecimento, em 1616, de Miguel de Cervantes, o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov e ainda o nascimento, em 1564, e o falecimento, em 1616, de William Shakespeare.




GaCS

Sem comentários: