terça-feira, 15 de abril de 2014

Governo assegura funcionamento do Polo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Graciosa

A Secretária Regional da Solidariedade Social assinou hoje um acordo de cooperação com o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, na ilha Graciosa, com vista a comparticipar as despesas inerentes ao funcionamento do Polo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica desta ilha dos Açores.

Piedade Lalanda salientou que a iniciativa visa “apoiar o acompanhamento das mulheres, idosos e outros membros do agregado familiar como, por exemplo, as pessoas com deficiência vítimas de maus-tratos”, mas também a realização de “campanhas de sensibilização e ações de formação”, no âmbito deste pólo local.

O protocolo, num valor superior a 20 mil euros, pretende assegurar, entre outros, o “atendimento e apoio psicossocial a todas as vítimas de violência doméstica” como, por exemplo, em situação de crise, e o acolhimento de emergência e temporário para vítimas de violência doméstica.

Na ocasião, a Secretária Regional salientou ainda a importância dos polos locais de apoio às vítimas na Região, que surgiram na sequência do primeiro Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.

“Esta intervenção de proximidade atenta às especificidades do fenómeno da violência doméstica”, frisou Piedade Lalanda, acrescentando que “os pólos locais congregam entidades públicas e privadas locais”, visando”uma resposta imediata de suporte às vítimas e uma atuação local no âmbito da prevenção”.


Anexos:
2014.04.15-SRSS-AcordoCooperaçãoPoloLocalPrevençãoCombateViolenciaDomestica.MP3
GaCS

Sem comentários: