quinta-feira, 3 de abril de 2014

Governo dos Açores elogia iniciativas locais de apoio aos idosos

A Secretária Regional da Solidariedade Social enalteceu as iniciativas das comunidades locais de apoio aos idosos, dando como exemplo o Centro de Convívio da Ribeira Seca, em Vila Franca do Campo, que foi hoje inaugurado, e que permitirá acolher cerca de 40 idosos.

Piedade Lalanda destacou ainda o facto de este centro funcionar nas instalações da Associação de Jovens Unidos da Ribeira Seca, considerando uma "oportunidade de ouro”, uma vez que permite o “encontro de gerações” e a partilha de experiências e saberes.

Na ocasião, Piedade Lalanda recordou que, no âmbito da política social, o Governo dos Açores tem vindo, em parceria com as instituições de solidariedade social, a promover uma rede de centros de convívio, que apoiam mais de três mil idosos na Região.

Para a governante regional, a existência desta rede “é sinal da importância que estes espaços têm”, nomeadamente ao nível do envelhecimento ativo.

Ainda no âmbito dos mais velhos, a responsável pela pasta da Solidariedade Social destacou a existência dos programas “Meus Açores, Meus Amores”, que promove a mobilidade dos idosos pelas nove ilhas do arquipélago, e a Ludoteca Sénior, que já está implementada nas ilhas das Flores e São Jorge, que visa promover a autonomia do idoso, a permanência no seu local de referência e o combate ao isolamento, através do contacto com familiares que se encontram ausentes da sua ilha.

A Secretária Regional salientou que, estas e outras medidas desenvolvidas pelo Governo dos Açores, visam “contribuir para qualidade de vida dos idosos”.

O Centro de Convívio da Ribeira Seca, em Vila Franca do Campo, resulta de um protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia da Ribeira Seca e a Associação de Jovens Unidos da Ribeira Seca.

Anexos:
2014.04.03-SRSS-ElogiaIniciativasLocaisApoioIdosos.MP3
GaCS

Sem comentários: