terça-feira, 29 de abril de 2014

Governo dos Açores lança o programa IdeiaJovem Invest

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, lançou o programa IdeiaJovem Invest, dando início a um projeto inovador na área do fomento da empregabilidade e do empreendedorismo jovem.

Este projeto-piloto envolve a parceria das câmaras municipais dos concelhos de menor densidade populacional e consiste na partilha de ideias entre jovens dos 20 aos 29 anos, das mais variadas áreas de formação, e destes com o meio envolvente, aproveitando-se assim toda a criatividade inerente a esta faixa etária, o empreendedorismo dos jovens e o seu anseio de assumir o seu próprio futuro.

O IdeiaJovem Invest consubstancia-se em grupos de jovens que se reúnem e trabalham, durante dois meses, em espaços proporcionados pelas câmaras municipais, discutindo e investigando as melhores e mais inovadoras ideias de negócio para os seus concelhos.

Os grupos IdeiaJovem Invest são acompanhados por elementos da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional e da respetiva edilidade, que vão promover, ao longo do projeto, uma série de reuniões que permitam aos jovens o contacto direto e real com as oportunidades e dificuldades inerentes à implementação de um negócio.

Serão convidados a discutir e a refletir diretamente com os jovens os empresários locais, jovens empresários de sucesso e personalidades de reconhecido mérito que possam trazer à discussão uma mais-valia efetiva, além da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial para os Açores (SDEA) e da Direção Regional de Apoio ao Investimento e  à Competitividade.

Aos grupos será também proporcionada informação sobre as ferramentas que estão ao seu dispor para a criação do próprio negócio, designadamente as que foram criadas no âmbito da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Os jovens serão incentivados a apresentar, sem restrições quanto à área económica em que se situem, projetos de negócio sustentáveis e geradores de valor acrescentado para os seus concelhos e para a Região.

Numa primeira fase, este projeto-piloto irá abranger os concelhos do Nordeste, em São Miguel, e de Santa Cruz e das Lajes, nas Flores, tendo sido já apresentado aos jovens do Nordeste, numa reunião em que participou a Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Ilda Baptista, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Milton Mendonça, e Lara martinho, da SDEA.

Hoje realiza-se uma reunião semelhante em Santa Cruz das Flores, com o objetivo de criar um grupo IdeiaJovem que possa contribuir para dinamizar o potencial económico desta ilha.




GaCS

Sem comentários: