terça-feira, 29 de abril de 2014

Governo dos Açores promove concerto de violino e piano no Palácio dos Capitães Generais

O Governo dos Açores promove a realização, a 30 de abril, pelas 21h30, de um concerto com a violinista Tamila Kharambura e a pianista Anna Ulaieva, no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo.

O concerto é de entrada livre, mas os bilhetes deverão ser levantados na portaria do Palácio dos Capitães Generais até às 17h00 do dia do espetáculo.

As duas artistas vão apresentar obras de vários compositores, épocas e estilos, interpretando um programa constituído por obras de Schubert, Chausson, Penderecki e Strauss.

Tamila Kharambura nasceu em 1990 em Lviv, na Ucrânia, e mudou-se com a família para Portugal quando tinha cinco anos, tendo concluído em 2007 o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (EBS Tomás Borba), entrando depois para a Escola Superior de Música de Lisboa.

Entre 2009 e 2012, a par dos estudos na capital portuguesa, estudou também na Scuola di Musica di Fiesole, em Itália, frequentando atualmente o Curso de Mestrado na Kunstuniversitat de Graz, na Áustria, além de ser bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Entre outras distinções, recebeu o primeiro prémio do concurso Tomás de Borba (Lisboa, 2000 e 2006), o Grande-Prix no Festival Internacional de Interpretação Musical e Pedagogia (Madeira, 2005) e o Prémio Jovens Músicos RDP - 1.º Prémio Nível Média (2007) e 1.º prémio Nível Superior (2011), tendo sido ainda distinguida com o Prémio Maestro Silva Pereira/Jovem Músico do Ano 2011.

Por seu lado, Anna Ulaieva nasceu em 1985, na Rússia, tendo estudado na Escola de Música M. V. Lyssenko e na Academia Musical Tchaikovsky, ambas em Kiev, na Ucrânia, e, desde 2009, na Universidade de Música e Artes de Graz, na Áustria

Anna Ulaieva, entre outros, venceu o Concurso Memorial Vladimir Horowitz, na Ucrânia, o Concurso Giuliano Pecar e o Prémio Silvio Bengalli, ambos em Itália, além de ter conquistado o 1.º Prémio do Concurso Martha Debelli, na Áustria, o Concurso Internacional Jeunes Talents, em França, e o Bluthner Golden Tone Award, na Áustria.



GaCS

Sem comentários: