sexta-feira, 4 de abril de 2014

Intervenção do Secretário Regional da Saúde

Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, proferida hoje, na inauguração das obras de remodelação e ampliação do Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico:

“É com particular gosto que estou hoje aqui, em São Roque do Pico, para inaugurar esta importante obra de remodelação e ampliação deste quartel, em representação do Senhor Presidente do Governo que, por razões de força maior, não pode estar presente nesta cerimónia, como seria seu desejo.

É sempre com entusiasmo que o Governo dos Açores vê concluir uma obra, não tanto pela constatação que se vai cumprindo o plano de atividades que definiu, mas pela satisfação de ver que esses empreendimentos trazem melhores condições de trabalho e de conforto a quem presta serviço nesses locais.

Mas também e, sobretudo, por sentir que se destina a satisfazer as necessidades das populações, que sempre encontraram nas suas corporações de bombeiros um apoio fundamental e insubstituível, não só nos momentos de maior aflição, mas também no seu dia-a-dia.

Neste caso, foi a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico que recebeu as condições necessárias para continuar a assegurar este importante serviço.

Como todos sabemos, as instalações deste quartel dos bombeiros encontravam-se com espaços exíguos que muito dificilmente davam a resposta adequada às solicitações, quer ao nível social, quer ao nível operacional.

O investimento realizado e que agora inauguramos permite, assim, garantir as condições adequadas para as viaturas existentes na corporação. Passam ainda a existir novos espaços para a secretaria, central e sala de operações, assim como melhores condições de conforto para quem aqui presta serviço, com cinco quartos e duas camaratas, cozinha e zona de convívio.

Com estas obras, que ascenderam a mais de um milhão de euros, também se garantem melhores condições de acessibilidades ao próprio quartel.

Esta obra traduz, pois, o trabalho que o Governo dos Açores vem realizando em todos os concelhos com o objetivo de assegurarmos às nossas corporações de bombeiros melhores condições operacionais.

Assim, posso anunciar que o Governo definiu como prioridade avançar com a construção dos novos quarteis de bombeiros da Horta e da Povoação, prevendo, no primeiro semestre do próximo ano, lançar os respetivos concursos públicos, conforme consta da calendarização da Carta Regional de Obras Públicas.

Tal como também está previsto na CROP, no próximo ano, serão lançados os concursos para a ampliação e remodelação dos quarteis de Santa Cruz das Flores e de Santa Maria e, no início de 2016, para o quartel das Lajes do Pico.

Este não é um investimento supérfluo ou sequer dispensável. É a nossa história recente que prova a importância dos nossos bombeiros, não só no combate aos incêndios, mas também como força avançada de intervenção nas situações de emergência ou de catástrofe.

Infelizmente, não são raras as vezes que as corporações de bombeiros da nossa Região têm sido chamadas a dar apoio às populações, em intervenções determinantes para evitar que os danos materiais sejam mais graves e, acima de tudo, salvando vidas.

Um trabalho muitas vezes prestado de forma anónima e com esforço pessoal e, por isso, sem o devido reconhecimento público desta sua importante missão.

Só para se ter uma ideia, no ano de 2013, os Bombeiros dos Açores foram chamados a cerca de 105 mil intervenções, em resposta a situações relacionadas com a saúde, na sua maior parte, mas também com acidentes, com incêndios e com exercícios, percorrendo mais de 1,6 milhões de quilómetros.

Só a Linha 112 recebeu cerca de 26 mil chamadas, dando lugar a mais de 3.000 ativações de meios de socorro.

É, pois, um ato de justiça que tenhamos todos - Governo e Sociedade - um grande reconhecimento pela ação que os bombeiros dos Açores desenvolvem.

É por isso que consideramos importante o investimento que é feito nesta área, promovendo condições para que os nossos bombeiros e todos os elementos ligados à Proteção Civil possam dar uma cada vez melhor resposta às várias solicitações que recebem.

Em 2012 e 2013, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores investiu cerca de 20 milhões de euros, tendo a parte substancial deste montante sido destinado ao transporte de doentes, à aquisição de viaturas e reparação e remodelação de quartéis.

As Corporações de Bombeiros Voluntários da Região têm, presentemente, cerca de 760 elementos ativos e mais de 140 elementos no Quadro de Honra e um total de quase três centenas de viaturas.

Estes recursos obrigam a que, nas opções de investimento, a formação constitua sempre, como não podia deixar de ser, uma das principais prioridades, assim como a mais exigente atenção do Governo.

Por isso mesmo, no último ano, realizaram-se um total de 120 ações de formação, abrangendo quase 1.500 elementos. Formação nas mais diversas áreas, desde cursos de tripulantes de ambulâncias, de salvamento e desencarceramento, de quadros de comando, bem como exercícios de vária natureza, no próprio terreno, como é, por exemplo, o salvamento em grande ângulo. Foram também realizadas ações de formação de intervenção psicossocial em situação de catástrofe.

Um esforço para que os bombeiros e todos os restantes elementos que atuam no âmbito do Serviço Regional de Proteção Civil possam estar cada vez mais preparados para a resposta às situações a que são chamados.

Outra prioridade deve ser também a de dotar os Açorianos, desde crianças até aos idosos, da contínua informação e formação necessárias para que não precisem de utilizar este tipo de serviços.

Por isso, na área da prevenção, foram realizadas diversas visitas e palestras sobre as mais variadas temáticas, abrangendo mais de quatro mil crianças, e foram visitados cerca de 120 centros de convívio, abrangendo cerca de três mil idosos, também com a preocupação de os sensibilizar para as medidas de autoproteção e para as regras de comportamento a adotar em caso de emergência.

É a própria história destas ilhas que nos recomenda todas estas prioridades e nos aconselha a realizar todo o investimento que temos feito neste setor.

O Governo tem, pois, a convicção de que os Açores estão hoje muito melhor preparados em termos de infraestruturas, de equipamentos, de comunicações e de meios humanos, e orgulhamo-nos de uma capacidade de resposta que se atualiza de ano para ano.

Mas queremos também dar essa tranquilidade a quem nos visita. Atualmente, há uma larga percentagem de turistas que vem aos Açores na busca dos passeios pedestres, para o contacto com a natureza, aproveitando todas as condições que a nossa Região apresenta para estas atividades.

Temos, por isso, de garantir que os nossos visitantes se sintam seguros, condição fundamental de qualquer destino turístico, e que os meios disponíveis tenham as condições para lhes prestar socorro em caso de acidente, como várias vezes tem acontecido.

Claro que, em muitas destas situações, contamos sempre com o apoio imprescindível das Forças Armadas, seja do Exército, nas ações de apoio direto às populações, da Marinha, nas buscas no mar, e da Força Aérea, na evacuação de feridos.

Um trabalho que muito nos apraz registar, que constitui uma missão de grande importância das Forças Armadas e que adquire uma expressão de particular relevo na Região Autónoma dos Açores.
A inauguração desta obra permite-nos ainda, enquanto Governo dos Açores, atestar o empenho em servir a população dos que vivem nestas ilhas.

E permite também mostrar que, apesar dos constrangimentos financeiros, temos vindo a responder aos compromissos feitos.

Hoje é a remodelação e ampliação do vosso Quartel de Bombeiros, dentro de pouco tempo será o novo Centro de Saúde da Madalena e as obras de ampliação do Centro de Saúde de Santa Maria, entre outros investimentos.

Temos um caminho percorrido, como também temos a consciência de que o trabalho realizado não nos pode fazer esquecer os desafios pela frente.

Mas estou certo que estamos no caminho certo para atingirmos esta gratificante meta que é a de prepararmos um futuro com maior segurança para a nossa terra e para todos os cidadãos dos Açores.

Desejo as maiores felicidades a todos os que prestam serviço nesta corporação, assim como o reconhecimento público, em nome do Senhor Presidente do Governo, a todos os bombeiros e dirigentes das nossas associações das nove ilhas. Sei bem que esse reconhecimento reflete o sentimento do nosso Povo.”



GaCS

Sem comentários: