terça-feira, 15 de abril de 2014

Luiz Fagundes Duarte garante manutenção das escolas da Graciosa

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura garantiu hoje a manutenção das escolas da Graciosa, assegurando que o Governo dos Açores “não está a perspetivar" o encerramento de estabelecimentos de ensino nesta ilha.

Luiz Fagundes Duarte, que falava à margem de uma visita de trabalho às escolas do primeiro ciclo de ensino na Graciosa, no âmbito da Visita Estatutária do Governo Regional a esta ilha, admitiu, no entanto, que poderá ser pensado um "reaproveitamento das instalações existentes”.

Essa reorganização, segundo Luiz Fagundes Duarte, passa pela "manutenção das escolas a funcionar nas várias freguesias, tendo sempre em vista a aprendizagem, o conforto dos alunos e, sobretudo, aquilo que é melhor para combater o insucesso escolar”.

O Secretário Regional assegurou ainda que uma eventual reorganização implicará sempre que a comunidade escolar "seja chamada a dar o seu contributo", nomeadamente os alunos, os professores, os pais e os encarregados de educação.

Luiz Fagundes Duarte destacou, por outro lado, o trabalho desenvolvido pelas equipas multidisciplinares de apoio ao primeiro ciclo, que tem contado com “uma boa adesão” por parte dos docentes a todo o trabalho de preparação e de sala de aula, frisando que este é um trabalho cujos resultados apenas serão evidentes ao longo dos próximos anos.

“Estamos atentos aos sinais que apontam para a justeza da opção” de constituição das equipas de apoio que, entre outras tarefas, permitem o acompanhamento dos professores em sala de aula, apoiando-os nas suas dificuldades, numa luta pelo sucesso escolar", afirmou o Secretário Regional.




Anexos:
2014.04.15-SRECC-DesmenteFechoDeEscolasGraciosa.mp3
GaCS

Sem comentários: