quarta-feira, 16 de abril de 2014

Museu de Angra do Heroísmo promove workshop sobre 'funaná'

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove, a 26 de abril, a terceira edição da atividade Outras Músicas/Outras Danças, ao Funaná.

Este workshop, que decorrerá entre as 14h00 e as 17h00, será orientado pelo formador Humberto Furtado, que fará uma abordagem aos principais passos e sequências deste ritmo musical cabo-verdiano.

O Funaná, enquanto género musical, alicerça-se na sonoridade do acordeão, conhecido em Cabo Verde por gaita, e, enquanto dança, caracteriza-se por os pares dançarem de mão dada, flexionando ritmicamente os joelhos.

Inicialmente, o Funaná, um género exclusivo da ilha de São Santiago, foi relegado para um contexto rural e para as camadas mais desfavorecidas da população, ressurgindo em 1980 graças à ação de Carlos Alberto Martins que, recorrendo a instrumentos elétricos e eletrónicos, conseguiu que o ritmo se internacionalizasse a partir da última década do século XX.

O workshop integra-se no programa de dinamização da exposição Património Mundial | do Mundo a Angra do Heroísmo, patente até 31 de maio na Sala do Capítulo.

A frequência deste workshop tem um custo de 10 euros por participante, devendo as inscrições ser feitas até 24 de abril, através do telefone 295 240 800 ou do endereço eletrónicomuseu.angra.agenda@azores.gov.pt.

O Serviço Educativo desenvolverá, paralelamente, no sábado, uma atividade gratuita destinada às crianças que acompanhem os pares inscritos no workshop.

A primeira edição de Outras Músicas/Outras Danças foi dedicada ao kizomba, enquanto a segunda teve como tema o samba.



GaCS

Sem comentários: