sábado, 19 de abril de 2014

Presidente do Governo considera positivo encontro com John Boehner

O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje positivo o encontro de trabalho que manteve, em Lisboa, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e com o Presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA, que permitiu reiterar a relevância que a Base das Lajes tem no âmbito da relação diplomática existente entre Portugal e os Estados Unidos.

O encontro com esta delegação de congressistas norte-americanos, liderada por John Boehner e na qual se integrava Devin Nunes, “permitiu reforçar este trabalho que tem sido feito de sensibilização da importância que a Base das Lajes assume no contexto da relação diplomática entre os dois países”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

O Presidente do Governo frisou que este encontro, em que participou também o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, permitiu ainda confirmar que existe um conjunto de congressistas, entre os quais Devin Nunes e Jim Costa, que “compreendem perfeitamente esta ligação e que têm trabalhado para fortalecê-la e preservá-la”.

Devin Nunes apresentou, recentemente, uma proposta legislativa na Câmara dos Representantes, subscrita por cerca de 40 congressistas, que pretende mandatar o Secretário da Defesa dos Estados Unidos para elaborar um relatório a ser submetido ao Congresso sobre o AFRICOM – Comando dos Estados Unidos para a África.

Este relatório terá de incluir uma análise à deslocação do comando AFRICOM da Alemanha para o território continental dos EUA e à transferência da Base das Lajes da alçada do Comando Central Europeu para a tutela do AFRICOM, assim como à transferência de forças militares posicionadas na Base de Moron, em Espanha, para as Lajes.

Vasco Cordeiro salientou que esta proposta legislativa, que o Governo dos Açores acompanha com muita atenção, está ainda no âmbito do Congresso e, desse ponto de vista, é “algo que está a fazer o seu caminho normal dentro das instituições políticas dos Estados Unidos”.



Anexos:
2014.04.18-PGR-DelegaçãoCongressistas.mp3
GaCS

Sem comentários: