quinta-feira, 3 de abril de 2014

Presidente do Governo destaca importância do futuro entreposto frigorífico para o desenvolvimento do setor das Pescas

O Presidente do Governo dos Açores destacou hoje a importância do futuro Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada para o desenvolvimento do setor das Pescas, uma obra de cerca de cinco milhões de euros que será a primeira de um conjunto de investimentos que vai reabilitar a zona degradada do antigo matadouro da cidade.

No lançamento da primeira pedra da construção do novo entreposto, Vasco Cordeiro salientou que este é o primeiro ato de um conjunto de investimentos que o Governo dos Açores está a planear com vista à reabilitação deste espaço degradado da cidade de Ponta Delgada, onde se localizava o antigo matadouro, que ficará assim dotada de uma nova centralidade.

“Posso referir que, após a conclusão desta obra do entreposto frigorífico, o Governo avançará, conforme a calendarização da Carta Regional das Obras Pública, para a segunda fase da reabilitação da restante área do antigo matadouro que é sua propriedade, procedendo à sua plena integração paisagística e urbanística neste espaço”, anunciou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro salientou que este processo será desenvolvido em devida articulação com as autarquias locais com interesse nesta área, seja a Junta de Freguesia de Santa Clara, seja a Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo realçou, por outro lado, que os investimentos em infraestruturas para as Pescas enquadram-se no objetivo que o Executivo definiu como estratégico para este setor e que passa por reforçar a sua competitividade e aumentar o rendimento dos seus profissionais.

“Além das diversas obras em curso – caso do Porto de Pescas de Porto Judeu, na ilha Terceira, do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, em São Miguel, ou do núcleo de Pescas de São Roque do Pico -, entendemos que é ainda necessário melhorar, por questões de operacionalidade ou segurança, os portos da Madalena do Pico, da Ribeira Quente, das Poças, em Santa Cruz das Flores, e do Topo”, anunciou.

Relativamente ao novo Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, Vasco Cordeiro realçou que vai valorizar ainda mais o pescado capturado no Mar dos Açores, permitindo às empresas reforçar a qualidade dos seus produtos e aumentar a sua capacidade exportadora.

Durante a cerimónia, onde anunciou que o Governo vai proceder, ainda nesta legislatura, à requalificação do entreposto das Velas, em São Jorge, e à reabilitação dos entrepostos da Madalena do Pico e da Horta, Vasco Cordeiro adiantou que o seu Executivo assegurou um reforço de cerca de 50% do envelope financeiro disponível para o regime do POSEI-Pescas, representando futuramente cerca de quatro milhões de euros/anuais que permitem apoiar o escoamento, desde logo, de pescado fresco capturado pela frota regional.

“O grande desafio com que estamos confrontados neste setor não é o de pescar mais, mas sim o de vender melhor aquilo que pescamos, com benefícios diretos ao nível do rendimento dos nossos pescadores e da restante cadeia”, afirmou o Presidente do Governo, para quem “vencer este desafio não é apenas uma tarefa do Governo, da mesma forma que não é apenas uma tarefa dos privados. É, sobretudo, na união de esforços entre o setor privado e o setor público”.

De acordo com o Presidente do Governo, este investimento no novo entreposto vale, não pelos cinco milhões de euros que ali são investidos, mas, sobretudo, pela utilidade, pela utilização e pelos benefícios que dele decorrerem para o rendimento dos pescadores, para a competitividade da economia e para o progresso e desenvolvimento deste setor.

“Teremos sempre nesta, como noutras áreas, aqueles que criticam. Nós gostamos de uma crítica construtiva e que ajude a melhorar o nosso trabalho e os nossos Açores. Os que resolverem partilhar este desafio contarão, certamente, connosco. Os que entenderem reservar-se apenas ao papel de criticar, tenho muita pena, mas seguiremos em frente, pois é isso que os Açores necessitam, neste momento, neste setor das Pescas, assim como noutros setores”, afirmou Vasco Cordeiro.


Anexos:

 


GaCS

Sem comentários: