quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vasco Cordeiro destaca concertação de posições em nome do desenvolvimento do “Triângulo”

O Presidente do Governo dos Açores recebeu hoje a nova direção da Associação de Municípios do Triângulo, uma oportunidade para Vasco Cordeiro salientar a importância de uma concertação de posições para aproveitar todo o potencial que as ilhas do Faial, Pico e São Jorge apresentam para o desenvolvimento económico.

“Desse ponto de vista, considero extremamente positivo o facto de as autarquias das ilhas do Faial, Pico e São Jorge terem decidido dar um novo impulso à Associação de Municípios do Triângulo”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações no final do encontro, que decorreu na cidade da Horta.

Para o Presidente do Governo, este impulso na atividade desta organização assume particular relevância por acontecer quando a Região vai dispor de um novo Quadro Comunitário de Apoio, que constitui uma componente de grande importância para o desenvolvimento e progresso dos Açores.

“Essa concertação de posições pode ser muito útil e eficaz no aproveitamento das possibilidades que este quadro apresenta e na forma como o poderemos colocar a funcionar em benefício de cada uma das ilhas”, frisou.

As acessibilidades constituem também um setor que dá bem nota dessa articulação, realçou Vasco Cordeiro, ao exemplificar com a entrada em funcionamento dos navios Mestre Simão e Gilberto Mariano, um investimento cuja importância não se esgotou na sua aquisição.

“Há um conjunto de medidas que estão a ser planeadas e implementadas e que visam alterar profundamente a forma como os transportes aéreos e marítimos servem as Açorianas e os Açorianos e a economia da nossa Região”, assegurou.

Vasco Cordeiro realçou ainda que o Triângulo, por força da história e da geografia, constitui a zona do arquipélago onde é particularmente nítido o potencial de uma boa articulação entre os transportes marítimos, aéreos e terrestres.

Para o Presidente do Governo, a aposta em infraestruturas, como é o caso da segunda fase da requalificação da frente mar da cidade da Horta, os investimentos na Madalena e no Cais de São Roque, a ampliação do porto comercial de Velas e a melhoria de circulação de passageiros, assim como a construção de uma rampa Roll-on/Roll-off na Calheta, contribui também para uma nova alavanca que aproveite as oportunidades de desenvolvimento.



Anexos:
2014.04.09-PGR-AssociaçãoMunicípiosTriângulo.mp3

GaCS

Sem comentários: