A Vice-Presidência do Governo dos Açores vai promover a segunda edição do Empreende Açores, um programa da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial que se enquadra no Plano Estratégico de Fomento do Empreendedorismo dos Açores.
Esta segunda edição do Empreende Açores terá início no dia 12 de maio, em Santa Maria, estando previstas ações em todas as ilhas dos Acores ao longo deste ano.
Trata-se de uma formação-ação, a concretizar através de uma parceria entre a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a CRESAÇOR, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo como meio de inserção no mundo do trabalho, quer em termos de criação de empresas ou micro-negócios, quer como meio de apoio à reestruturação de empresas já existentes.
O Empreende Açores destina-se a desempregados sem habilitações académicas de nível superior que pretendam criar o seu próprio negócio e a sua operacionalização tem em vista explorar e valorizar o potencial económico dos recursos endógenos dos Açores e contribuir para o desenvolvimento económico de base local.
Este programa desenvolve-se em duas fases, a primeira das quais é teórico-prática e consiste na lecionação de um curso, homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, com uma duração de 60 horas, em que as ideias de negócio são desenvolvidas e, consequentemente, elaborados os respetivos planos de negócio.
Durante esta fase será dado especial destaque à exploração dos recursos endógenos, nomeadamente a madeira de criptoméria, as macroalgas marinhas e o basalto, mas também a processos inovadores na área da agricultura.
Na segunda fase do programa, cada formando receberá acompanhamento individual por técnicos especializados no apoio a projetos de criação de empresas, na sua implementação e, ainda, no acesso a fontes de financiamento.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário