quarta-feira, 9 de julho de 2014

História, Natureza e Música no Pico das Cruzinhas, em Angra do Heroísmo

O Governo dos Açores, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove a 12 de julho, no Pico das Cruzinhas, a partir das 21h30, a realização de uma iniciativa denominada “Baterias Com Sopros em Noite de Lua Cheia”, integrada no Programa de Conservação das Peças de Artilharia daquele museu que estão ali expostas.

A Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, habitualmente encerrada no período noturno, vai abrir excecionalmente no próximo sábado para proporcionar uma experiência única, que concilia uma abordagem à história local com a atuação da Orquestra de Sopros da Ilha Terceira, que terá lugar pelas 22h00 naquele que é considerado um dos mais belos miradouros de Angra do Heroísmo.

A entrada é gratuita mas, por razões logísticas, o acesso de veículos será condicionado a partir da Porta de Armas, estando prevista, a partir das 19h00, a presença naquele local de um autocarro que assegurará a deslocação dos interessados até ao Pico das Cruzinhas.

Pelas 21h30, decorrerá uma visita orientada às Baterias Antiaéreas que integravam o complexo defensivo da ilha Terceira na II Guerra Mundial e ali foram instaladas pela primeira vez em 1943, poucos meses antes do desembarque das tropas inglesas.

Estas peças de artilharia, pertencentes desde 1977 à Coleção de Militaria do Museu de Angra do Heroísmo, foram recolocadas no seu local original em 1987, numa perspetiva de museologia ao ar livre, tendo sido alvo, nos últimos meses, de ações de conservação.

Com a realização desta atividade, o Museu de Angra do Heroísmo pretende alertar para a substancial dimensão do seu espólio e para o inerente esforço necessário à sua manutenção, bem como facultar dados sobre a função exercida por este equipamento bélico, de modo a contextualizar e justificar a sua permanência naquele espaço.

A iniciativa visa também divulgar os recentes dos trabalhos de requalificação das infraestruturas da Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, promovidos pelo Governo dos Açores, que contemplam a reconstrução de novos sanitários e cercas de animais, a manutenção dos caminhos existentes e a melhoria das acessibilidades.

Os 64 hectares que integram a reserva, um dos principais espaços florestais de recreio existentes na ilha Terceira, exigem ainda um conjunto ações continuadas de limpeza e controlo de infestantes e de plantação de espécies endémicas e ornamentais.

Estas operações integram-se no plano de melhoria de condições de acessibilidade e utilização estabelecido pelo Governo dos Açores para as 27 Reservas Florestais de Recreio existentes na Região, num total de 570 hectares, proporcionando aos visitantes um maior conhecimento dos recursos naturais e da floresta açoriana.

Este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: