quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Paulo Teves destaca importância da preservação do legado cultural açoriano no sul do Brasil

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, na Horta, que o legado cultural açoriano existente no sul do Brasil, nomeadamente em Santa Catarina, tem sido preservado “graças à perseverança" dos açordescendentes ali residentes, que "mantêm a identidade açoriana” mais de dois séculos e meio depois da chegada dos primeiros povoadores, salientando também a importância do contributo do Governo dos Açores para este processo de resgate e valorização da Açorianidade na diáspora.

Paulo Teves, que falava no lançamento do livro 'Arquitetura e Paisagem - Florianópolis e Açores', uma obra que contou com o apoio do Governo, através da Direção Regional das Comunidades, destacou a importância do apoio a iniciativas que divulgam a história da emigração açoriana e influenciam a vida sociocultural de diversas sociedades no mundo.

“Esta obra apresenta uma visão global sobre a presença e influência dos açorianos desde o século XVIII que, ainda hoje, caracteriza aspetos patrimoniais na área da arquitetura existente em Florianópolis, para além de outras manifestações culturais”, afirmou Paulo Teves.

Na sua intervenção na apresentação daquela obra, realizada terça-feira, o Diretor Regional frisou que “os açordescendentes têm revelado um contínuo sentimento de pertença aos Açores, através das suas pesquisas e curiosidade para o conhecimento das suas raízes”, salientando que podem contar neste processo com a parceria do Governo Regional.

“Esta é uma história que deve ser conhecida e acarinhada por todos os açorianos que, além de reforçar os laços entre a Região e as comunidades da diáspora, mesmo aquelas com mais de oito gerações, enriquece a nossa presença no mundo”, afirmou.

A obra, da autoria de Joel Pacheco, ilusta com cerca de mil imagens de Florianópolis e das nove ilhas dos Açores a influência da presença açoriana naquela cidade.

Depois da apresentação realizada na Horta, o livro será apresentado quinta-feira, pelas 17h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, e na sexta feira, pelas 20h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Joel Pacheco, nascido em Florianópolis e de ascendência açoriana, é autor de outras duas obras que retratam a influência dos açorianos em Santa Catarina, intituladas 'Florianópolis, a 10.ª ilha' e 'Canoa Baleeira dos Açores e de Santa Catarina'.





GaCS

Sem comentários: