terça-feira, 9 de setembro de 2014

Conferências sobre História Natural no Museu Carlos Machado

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove quinta e sexta-feira, 11 e 12 de setembro, pelas 18h30, na Igreja de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, a realização de duas conferências de Marta Lourenço, subdiretora dos museus da Universidade de Lisboa e de História Natural e da Ciência.

Na quinta-feira, a investigadora apresentará uma conferência intitulada “PRISC: As coleções científicas portuguesas no roteiro nacional de infraestruturas estratégicas de investigação”, onde será apresentado o projeto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections).

Portugal é o primeiro país europeu com uma infraestrutura de coleções científicas no seu Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação.

O PRISC, liderado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, reúne as coleções das universidades de Lisboa, do Porto e de Coimbra e do Instituto de Investigação Científica Tropical, podendo, num futuro próximo, prestar serviços de preservação, acessibilidade e divulgação de coleções científicas à comunidade científica, universidades, museus, escolas e laboratórios, entre outras instituições portuguesas.

No dia 12, será apresentada a conferência denominada “Ilhas Afortunadas: uma visita em primeira mão ao portal online do espólio de Francisco de Arruda Furtado (1854-1877)”, onde será abordado o trabalho realizado, desde há cerca de um ano, por um conjunto de investigadores do continente e dos Açores para a catalogação, conservação e acessibilidade online dos originais de Francisco de Arruda Furtado, que estão depositados nos museus da Universidade de Lisboa.

Este espólio é constituído por 2.139 documentos manuscritos, 114 documentos impressos, 512 desenhos e 307 cartas que estarão integralmente acessíveis à comunidade científica e ao público, materialmente e online, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nesta sessão será feita uma primeira apresentação do portal, que será lançado em Lisboa no final do mês.

Marta Lourenço é também coordenadora do Departamento de História e Cultura Material do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, sendo ainda responsável pelos acervos e património histórico do museu, além de coordenadora do PRISC. 

A investigadora, entre outras funções, pertence à direção da Scientific Instrument Commission (International Union for the History and Philosophy of Science) e do History of Physics Group, da European Physical Society, além de ser Vice-Presidente do UNIVERSEUM, a Rede Europeia para o Património das Universidades.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores@azores.gov.pt



GaCS

Sem comentários: