domingo, 14 de setembro de 2014

Conhecimentos sobre manobras de Suporte Básico de Vida podem salvar vidas, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje, em Ponta Delgada, ao encerramento das ações de formação de Suporte Básico de Vida destinadas à população, tendo enaltecido “as pessoas que decidiram tirar um pouco do seu tempo para aprenderem a ser melhores cidadãos e melhores agentes de Proteção Civil”.

Nas ações, que decorreram, sábado e hoje, no Pavilhão do Mar, inscreveram-se 240 pessoas, mas muitas mais mostraram interesse em participar, tendo Luís Cabral anunciado que o Serviço Regional de Proteção Civil pretende “alargar estas iniciativas a mais ilhas”, com a colaboração das corporações de bombeiros.

Nestes cursos, com elevada componente prática, os participantes têm oportunidade de adquirir competências que possibilitarão uma correta atuação perante uma vítima de paragem cardiorrespiratória, iniciando as manobras de Suporte Básico de Vida até chegar a ajuda diferenciada e sabendo a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112.

O Secretário Regional da Saúde frisou que existe na Região um bom sistema de emergência pré-hospitalar, com a entrada em funcionamento das viaturas SIV.

Luís Cabral salientou, no entanto, que, numa situação de emergência, por exemplo, com um familiar em situação de doença aguda, “o conhecimento das manobras de Suporte Básico de Vida, nos primeiros minutos, pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, daí “esta preocupação de alargar ao maior número de pessoas estes conhecimentos”.

Anexos:
2014.09.14-SRS-CursosSuporteVida.mp3

GaCS

Sem comentários: