sábado, 13 de setembro de 2014

Fausto Brito e Abreu salienta importância das novas tecnologias na exploração do fundo do mar dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, a importância das novas tecnologias para o conhecimento do fundo do mar dos Açores.

Fausto Brito e Abreu falava numa conferência de imprensa no âmbito dos testes de mar dos robôs submarinos do Projeto Europeu FP7 MORPH, para mapear ambientes marinhos, um projeto lançado em fevereiro de 2012, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, com um orçamento de 8,5 milhões de euros.

O principal objetivo do projeto MORPH é desenvolver um sistema de mapeamento do fundo do mar baseado num novo tipo de robôs submarinos, que atuam em conjunto.

“É importante que os cientistas nos Açores consigam tirar proveito desta inovação nas áreas da robótica, da tecnologia oceânica e dos sistemas complexos de engenharia para conhecer melhor o nosso Mar”, frisou o Secretário Regional.

Os testes aos cinco veículos submarinos decorreram na Baía de Porto Pim, na ilha do Faial, comprovando a eficácia de armazenamento de informação de vídeo e sonar em plataformas verticais.

Para o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, o sucesso da Missão MORPH permite que engenheiros e biólogos marinhos tenham acesso a “um sistema avançado de mapeamento que, a partir de agora, facilita estudos de biologia e geologia marinha, em particular de paredes verticais".

"Este mapeamento é importante para as nossas ilhas, onde existem muitos fundos acidentados e desfiladeiros que ainda estão por conhecer”, acrescentou.

Em 2015, o sistema MORPH será utilizado num estudo subaquático de mapeamento das comunidades de corais negros, numa grande parede submersa do Monte da Guia, na ilha do Faial.

Anexos:
1014.09.13-SRMCT-MissãoMORPH.mp3

GaCS

Sem comentários: