sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Governo autoriza aumento do esforço de caça ao coelho-bravo em S. Miguel para combater estragos na agricultura

O Governo dos Açores decidiu proceder à alteração do calendário venatório de S. Miguel na época 2014/2015 com o objetivo de contribuir para o controlo populacional do coelho-bravo nesta ilha, aumentando o esforço de caça para esta espécie cinegética que tem vindo a provocar prejuízos em explorações agrícolas.

A alteração, hoje publicada em Jornal Oficial, foi determinada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente com base na análise dos resultados da monitorização populacional de coelho-bravo desenvolvida pelos Serviços Florestais e depois de ouvido o Conselho Cinegético da ilha de São Miguel.

A caça constitui uma forma de gestão do equilíbrio de populações cinegéticas, de forma a evitar que a sua elevada proliferação possa afetar as culturas agrícolas ou povoamentos florestais, tendo a decisão de alterar o calendário venatório obedecido à preocupação de direcionar o esforço de caça para as zonas agrícolas mais suscetíveis ao impacto do coelho-bravo.

Através da portaria hoje publicada, aumentam o número de dias de caça e o número de peças que cada caçador poderá capturar em zonas determinadas.

No sentido de promover a caça ao coelho-bravo pelo processo de cetraria (com recurso a aves de presa), este passou a ser permitido às terças e sábados, por se tratar de um processo que não compromete a conservação das espécies ou o equilíbrio natural e sem impactos ao nível ambiental.



GACS

Sem comentários: