quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Governo dos Açores alarga empreendedorismo jovem a todos os níveis de ensino

O Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, em parceria com a Universidade dos Açores e a colaboração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), vai alargar o programa 'Educação Empreendedora' aos alunos do 1.º Ciclo, passando esta iniciativa a abranger todos os níveis de ensino.

“Vamos avançar com um projeto-piloto no 1.º Ciclo do Ensino Básico com o intuito de desenvolver competências essenciais nesta idade, com foco no objetivo, organização, noção temporal e trabalho em equipa”, revelou a Diretora Regional da Juventude.

Pilar Damião, que falava hoje, em Ponta Delgada, na sessão de abertura da quinta edição do programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso', salientou que o alargamento do projeto ao ensino básico surge como “resposta a uma necessidade real dos jovens”.

Esta medida resulta também, segundo Pilar Damião, dos “desafios lançados pela Comissão Europeia”, uma vez que os Estados Membros, na reunião do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, defenderam “a importância do empreendedorismo ser incluído nos vários níveis de ensino”.

A Diretora Regional da Juventude salientou que o Governo dos Açores “atribui grande relevo a esta iniciativa, que proporciona aos jovens Açorianos um contato mais próximo com a realidade sócio-cultural e com mercado de trabalho”.

Este programa permite também incutir o espírito empreendedor nas gerações mais jovens, “de modo a que, no futuro, possam enfrentar e ultrapassar, de forma arguta e determinada, os novos desafios”, acrescentou Pilar Damião.

Por seu lado, a Diretora Regional da Educação realçou a importância de um projeto que “garante a qualidade dos alicerces da formação dos alunos”.

“O espírito empreendedor que esta formação pretende desenvolver pode fazer a diferença no percurso de vida de cada um dos nossos alunos”, frisou Fabíola Cardoso, acrescentando que o Governo dos Açores está a investir “significativamente” na formação dos docentes do 1.º ciclo e “o alargamento da educação empreendedora a este grupo de docência é mais um sinal do reconhecimento deste ciclo inicial da escolaridade”.

“É neste contexto social e educativo de grande mudança que o projeto Educação Empreendedora assume assinalável relevância ao proporcionar aos nossos alunos, através dos professores que agora se formam, uma dinâmica de aprendizagem assente na ação, no aprender-fazendo”, frisou.

O programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso' oferece este ano novas formações para professores nas áreas do Empreendedorismo Social e da Educação Financeira, além de uma plataforma onde serão disponibilizados recursos inovadores.

A quinta edição desta iniciativa conta com a participação de 89 professores e decorre em 43 escolas das nove ilhas dos Açores, encerrando com o concurso 'IdeiAçores'.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: