sábado, 6 de setembro de 2014

Governo dos Açores considera medidas de emergência da UE ao embargo russo “adequadas ao momento imediato”

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, em Vila do Porto, que “são adequadas”, mas apenas “ao momento imediato”, as medidas de emergência decididas em sede europeia para minimizar os efeitos diretos do embargo decretado pela Federação Russa à importação de diversos produtos comunitários, nomeadamente lacticínios.

“Necessitarão, naturalmente, de um acompanhamento muito próximo” e que tem “ocupado as atenções do Governo dos Açores”, afirmou Luís Neto Viveiros, acrescentando que a evolução do conflito poderá aconselhar “a adoção de outras medidas, se o embargo se prolongar”.

No imediato, o Secretário Regional considerou “positivo” e de interesse para o Açores, o regime de ajuda excecional temporária ao armazenamento privado aprovado pela Comissão Europeia para a manteiga, o leite desnatado em pó e certos queijos, a que os empresários regionais podem aceder através do IFAP.

Luís Neto Viveiros salientou também a oportunidade que pode representar para as empresas açorianas que se queiram candidatar, o reforço de 30 milhões de euros no envelope comunitário de apoio à promoção de produtos, decidido sexta-feira em Bruxelas, e que passa a disponibilizar 120 milhões de euros, “no sentido de encontrarem mercados alternativos para o escoamento” dos produtos.

Contudo, reafirmou o Secretário Regional, se o conflito e os embargos comerciais se mantiverem, podem ter que vir a ser tomadas medidas complementares que mitiguem efeitos indiretos no setor do leite, em particular pela saturação do mercado, registando, por isso, também positivamente o compromisso já assumido nesse sentido pelo comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos.

Nesse cenário, representando os Açores mais de 30% da produção leiteira nacional, o Governo Regional tudo fará para defender os interesse dos produtores e das empresas de lacticínios da Região no acesso, de forma correspondente ao seu peso no espaço nacional, às medidas que possam vir a ser tomadas.



GaCS

Sem comentários: