terça-feira, 9 de setembro de 2014

Governo dos Açores promove inclusão de jovens através de concurso de criação artística ‘ArtIsocial’

O Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Solidariedade Social, em parceria com o CIPA- Novo Dia, apresentou hoje, em Ponta Delgada, o concurso regional de criação artística ‘ArtIsocial’, numa iniciativa que decorreu durante a inauguração da ‘Tenda da Igualdade’.

A Diretora Regional da Juventude salientou que este é “mais um exemplo do compromisso do Governo dos Açores por uma sociedade que respeita a singularidade e dignidade humana, a liberdade, a igualdade e a solidariedade”.

Pilar Damião sublinhou que o concurso, que se realiza no âmbito do projeto ‘Antes de me discriminares, conhece-me’, “pretende dar continuidade à campanha contra as múltiplas formas de discriminação”, que teve início em 2013.

Por seu lado, o  Diretor Regional da Solidariedade Social reafirmou o empenho do Governo dos Açores “no combate aos flagelos da violência doméstica e da discriminação”, lembrando que todas as ações no âmbito das políticas de igualdade e não discriminação “são prioritárias”.

Frederico Furtado Sousa assegurou ainda a disponibilidade da Direção Regional da Solidariedade Social “enquanto parceira na promoção destas ações, naquela que pretende ser uma abordagem concertada e transversal”.

O ‘ArtIsocial’, destinado a jovens dos 16 aos 30 anos, pretende abordar as múltiplas discriminações, igualdade e violência doméstica através das diferentes áreas artísticas, como as artes plásticas (pintura, desenho, banda desenhada ou cartaz), música, reportagem, vídeo, literatura (conto, poesia ou drama) e fotografia.

Deste concurso regional de criação artística resultará uma exposição dos trabalhos selecionados, a realização de noites temáticas e uma campanha contra as discriminações, que vai incluir os trabalhos premiados por área artística, a realizar em 2015.

As inscrições decorrem até 15 de outubro e podem ser feitas online, na página do CIPA- Novo Dia, através do endereço eletrónico www.novodiacipa.org.

Depois de terem sido realizadas dezenas de ações de sensibilização e informação nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Santa Maria e São Miguel, a ‘Tenda da Igualdade’ estará em Ponta Delgada até 10 de setembro, das 14h00 às 24h00, seguindo depois para as Flores e Corvo, a 12 e 13 de setembro.

Anexos:

GaCS

Sem comentários: