sábado, 6 de setembro de 2014

Vasco Cordeiro inaugura Centro de Saúde da Madalena e anuncia medidas para melhorar a Saúde no Pico

O Presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje o novo Centro de Saúde da Madalena, que representa um investimento de cerca de 12 milhões de euros, uma oportunidade para Vasco Cordeiro anunciar uma série de medidas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde disponibilizados na ilha do Pico. 

“Entendemos necessário reforçar as condições da atual rede de emergência para dar resposta às necessidades que a população do Pico pode sentir e é por isso que, ainda durante este mês, iniciar-se-á a formação necessária para que a ilha fique dotada de uma viatura de Suporte Imediato de Vida, a chamada viatura SIV”, anunciou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo revelou também que o Executivo já está a trabalhar na instalação de uma secção destacada de bombeiros na zona da Piedade, dotada com a respetiva ambulância, o que permitirá uma melhor cobertura de emergência a essa zona da ilha.

Além disso, segundo Vasco Cordeiro, já foram transmitidas ao Secretário Regional da Saúde orientações no sentido de ser apresentada uma proposta de solução de raiz para o Centro de Saúde das Lajes do Pico, de forma a que, em face disso, sejam decididos os exatos contornos da intervenção que, em qualquer circunstância, ali se vai realizar.

Relativamente ao novo Centro de Saúde da Madalena, com uma área cinco vezes superior à das anteriores instalações, Vasco Cordeiro salientou que se trata de um importante investimento que transformará o panorama do Serviço Regional da Saúde na ilha e do qual resulta, também, uma significativa melhoria na qualidade dos serviços que ali serão prestados a todos os Picoenses e a todos aqueles que a ele se dirigirem.

O novo Centro de Saúde está dotado de uma unidade de internamento com capacidade para 35 pessoas, em 15 quartos duplos e 5 quartos individuais, estando igualmente preparado para dar uma resposta mais qualificada em termos de medicina geral e familiar, especialidade essencial na gestão da saúde e da doença.

Está também capacitado para disponibilizar cuidados de qualidade noutras áreas de intervenção, como é o caso dos cuidados de enfermagem, da fisioterapia, das análises clínicas e dos restantes exames complementares de diagnóstico e tratamento, assim como para as especialidades médicas de Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria.

Alberga ainda o serviço de apoio domiciliário e dispõe de gabinetes para a execução dos programas de hipertensão, de diabetes e de seguimento de grávidas.

Na ocasião, Vasco Cordeiro anunciou que o Governo pretende que, em articulação com o Hospital da Horta, este novo Centro de Saúde possa disponibilizar, 24 horas sobre 24 horas, os serviços de um médico de medicina interna, tendo em vista dar resposta às situações de urgências agudas e dar apoio aos internamentos, evitando-se, por esta via e sempre que possível, um grande número de deslocações de doentes.

“Além disso, passará a dispor de um médico de Medicina Geral e Familiar em presença física durante o período da noite, em vez de prevenção, para reforçar a resposta aos cidadãos que vivem nesta ilha”, afirmou o Presidente do Governo.

Atualmente, os três centros de saúde que compõem a Unidade de Saúde da Ilha do Pico dispõem de 18 médicos, dos quais seis estão a tirar o internato, 48 enfermeiros e 18 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

Com estes profissionais, segundo Vasco Cordeiro, é “já percetível o crescimento da oferta assistencial em áreas como medicina dentária, consultas de nutrição, consultas de psicologia, como também é evidente o aumento substancial de meios de diagnóstico e terapêutica, de sessões de fisioterapia e de terapia da fala”.

Nos últimos dois anos, nesta Unidade de Ilha, as consultas de nutrição aumentaram cerca 36%, as sessões de fisioterapia registaram um crescimento a rondar os 12% e as de terapia da fala de mais de 20%, disse o Presidente do Governo.


Anexos:

2014.09.06-PGR-CentroSaúdeMadalena.mp3

GaCS

Sem comentários: