quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Vítor Fraga defende que os Açores devem tirar do passado “benefícios para o futuro”

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, na Horta, que os Açores devem olhar para o passado não apenas na perspetiva da sua preservação, mas também para "tirar benefícios para o futuro, potenciando o desenvolvimento da Região".

Vítor Fraga defendeu, por isso, o aproveitamento "dessa mais-valia que foi a grande centralidade que os Açores e, nomeadamente, a Horta teve no contexto global num passado relativamente recente”.

O Secretário Regional, que falava no lançamento da emissão filatélica 'Os Aviões que os Açores conhecem', felicitou os CTT por esta iniciativa, que considerou ser importante “não só nesta perspetiva de preservação do nosso passado, mas também como um importante elemento de divulgação da Região, fomentando um novo caminho que visa a criação de uma rota de turismo cultural".

Para Vítor Fraga, esta rota terá a Horta no centro e "contribuirá certamente para atenuar um dos fatores que caracteriza o setor do turismo na Região, que é a sazonalidade”.

Na sua intervenção, considerou fundamental preservar a memória dos feitos aeronáuticos pioneiros que tiveram lugar nos Açores, cuja posição geostratégica permitiu um lugar de destaque no estabelecimento do transporte aéreo global.

“É hoje fundamental, para a história do nosso tempo, podermos ter presentes estes vários momentos da nossa história açoriana. Somos herdeiros destes feitos inéditos, originais e autênticos”, sublinhou Vítor Fraga.

“Os selos que hoje se lançam são prova disso mesmo e também da tenacidade de homens e mulheres que, ao longo dos anos, empenharam as suas ideias, criatividade e espírito de iniciativa para ultrapassar barreiras, criar e preservar empresas, conhecer e divulgar mundos, heranças e boas memórias”, acrescentou.

A emissão filatélica, com design da autoria de Francisco Galamba, inclui, entre outras, a representação dos hidroaviões Boeing 314, da Pan American Airways, celebrizados com o nome 'Clippers', que eram presença regular na baía da Horta durante a década de 30 do século passado.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: