segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Açorianos conquistam Medalhas de Excelência no EuroSkills 2014

Os jovens açorianos Ricardo Lima, em Carpintaria, e Alexandre Pacheco, em Eletricidade, conquistaram a Medalha de Excelência das respetivas profissões no EuroSkills 2014, que teve lugar na cidade francesa de Lille.

A Medalha de Excelência é concedida apenas aos concorrentes que conseguem mais de 500 pontos nas suas provas, sendo, por isso, considerada como o título europeu em cada uma das mais de 50 profissões que tiveram jovens profissionais a concorrer.

As provas, a que se apresentaram concorrentes de cerca de três dezenas de países europeus, foram desde a hotelaria às redes informáticas e da jardinagem à construção civil, passando pela ciência e tecnologia, tendo sido observadas por mais de 10 mil pessoas que se deslocaram ao local durante o evento.

Os concorrentes açorianos, que integraram a representação portuguesa, foram apurados para esta competição na edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu no Porto, em maio.

O conceito do Campeonato das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputou, em Madrid, o primeiro Campeonato Internacional das Profissões, na altura apenas entre Portugal e Espanha.

A consolidação desta iniciativa conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização específica, atualmente designada por WorldSkills International (http://www.worldskills.org/).

Nas duas primeiras décadas, o seu crescimento assumiu, essencialmente, uma dimensão europeia, mas, a partir de 1967, os países concorrentes alargaram-se aos restantes continentes, envolvendo atualmente 67 países de todo o mundo.

Em complemento a esta organização mundial, foi criada, em 2007, a European Skills Promotion Organization, atualmente designada de WorldSkills Europe (http://www.worldskills.org/), que conta com a representação de 27 países europeus e organiza bienalmente o Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills.

Quer na competição europeia, quer na mundial, os concorrentes dos Açores têm um assinalável historial de bons resultados, que incluem títulos de campeões e muitas medalhas conquistadas.



GaCS

Sem comentários: